sábado, 9 de abril de 2022

5 767 - O ano 14 do blogue dos uíjanos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 !!!

CAVALEIROS DO NORTE | QUITEXE, um blogue que abriu portas a 9 de Abril
 de 2009, há 14 anos, e que, diariamente e nesses 14 anos, faz memória, para o
futuro, da jornada africana do BCAV. 8423 por terras do Uíge angolano!

Comandante Carlos
Almeida e Brito


Aos 9 dias do mês de Abril de 2009, há 14 anos, nasceu o blogue «Cavaleiros do Norte | Quitexe», do BCAV. 8423, para aproximar os jovens que, em 1974 e 1975, assumiram, sob o comando do tenente-coronel Almeida e Brito, com orgulho e garbosos, corajosamente, a sua jornada africana do Uíge Angolano.
Jornada por terras de Quitexe e de Aldeia Viçosa, pelas Fazendas Zalala, Santa Isabel e Luísa Maria, vilas de Vista Alegre e Ponte do Dange, cidades do Songo e de Carmona. E outras, do chão uíjano!
Hoje, e assim - e sem podermos, ou sabermos dizer até quando... -, damos entrada do 14º. ano de publicação contínua, diária, fazendo memória dos então jovens que, sem hesitações e corajosos, formaram e honraram o Batalhão de Cavalaria 8423, desde a sua formação. No Regimento de Cavalaria nº. 4, o RC4, no Campo Militar de Santa Margarida.
Aqui, a 4 de Janeiro de 1974, ocorreu «o encontro da maioria do pessoal - oficiais, sargentos e praças», se bem que em «apresentação informal, tendo os contactos formais começado a 8 de Janeiro», até 8, 9, 10 e 11 de Setembro de 1975 - dias em que, respectivamente, a Portugal, ao calor e factos das suas famílias e ao chão das suas terras, chegaram os combatentes da CCS, da 1ª. CCAV., da ª. CCAV. e da 3ª. CCAV. 8423.
O blogue, no que melhor soube e foi capaz, aqui tem trazido histórias e memórias dos momentos de glória, ou de (quase) tragédia, de dor e sofrimento, mas também de muitas alegrias e bons momentos, da já distante jornada militar angolana em que, cada qual no seu melhor, servimos a Bandeira de Portugal.

O primeiro post, há 13 anos,
do blogue Cavaleiros do Norte
O primeiro post, a
9 de Abril de 2009!

O primeiro post do blog foi editado a 9 de Abril de 2009, Quinta-Feira Santa, intitulado «O furriel miliciano em Angola». 
Hoje, o recordamos:
«A minha adolescência e juventude foram fermentadas pelo estigma da guerra. Era certo, fossemos nós minimamente saudáveis, que não escaparíamos à guerra do ultramar. Na Guiné, em Angola, Moçambique. E havia, ainda, Cabo Verde e Timor!
Isso aconteceu com milhares e milhares de portugueses que, sem perguntar porquê, vestiram camuflados e, de arma na mão e vencendo medos, galgaram fronteiras continentais para, de Lisboa a Timor, assumirem o chão que a Pátria definia. A mim. calhou-me Angola. No Quitexe e em Carmona (Uíge), depois ainda Luanda, integrando a CCS do Batalhão de Cavalaria 8423!

Sou o jovem furriel miliciano da foto! Os 21 anos! De Operações Especiais, os Rangers! Não nos faltaram motivações!».
O blogue, ao longo destes 13 anos ontem concluídos, contou colaboração de companheiros da jornada africana pelas terras do Uíge angola. Correndo o risco de esquecer algum, lembramos os capitães Davide Castro Dias (1ª. CCAV.) e José Paulo Fernandes (3ª. CCAV.), o tenente Acácio Luz e os alferes milicianos José Alberto Almeida, Jaime Ribeiro e António Albano Cruz (da CCS), João Machado, Domingos Carvalho e Jorge Capela (da 2ª. CCAV.)
e Carlos Silva e Mário Simões
 (da 3ª. CAV.), os fur-
Capitães José Cruz e José
Paulo Fernandes e alferes
 João Machado

riéis Francisco Neto, José Pires, José Monteiro e Manuel Machado (CCS), Américo Rodrigues (já falecido), Manuel Pinto, João Dias e Plácido Queirós (1ª. CCAV.), Carlos Letras, António Guedes, Rafael Ramalho e Mário Matos (2ª. CCAV.), Agostinho Belo, José Carvalho, António Flora e João Cardoso (3ª. CCAV.).
E muitos «praças», 1ºs. cabos e soldados: 
- Da CCS, a do Quitexe: 1ºs. cabos João Monteiro, Alfredo Coelho (Buraquinho), Miguel Teixeira, Rudolfo Tomaz, Luís Oliveira, Ezequiel Silvestre, José Frangãos (Cuba), soldados António Cabrita, António Amaral, Francisco Madaleno, Raúl Caixarias, João Marcos, Francisco António, Humberto Zambujo, Henrique Esgueira e Vicente Alves.
- Da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: 1º. cabos Carlos Ferreira 
Alferes Jorge Capela, furriel
Ramalho e 1º. cabo José
Beato, da 2ª. CCAV. 8423
e António Augusto Silva, soldados Alberto Pimenta, José Borges Martins e Idalmiro Vargas.
- Da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: 1ºs. cabos José Maria Beato e António Ferreira e soldado Aniano Tomaz.
- Da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel: 1º. cabo Manuel Ramos Deus e Floro Gomes Teixeira, soldados Vitor Manuel Faustino e Ângelo Simões Teixeira.
Furriéis Fernando Pires e
Luís Costa (Morteiros)
A memória pessoal pode ter deixado «escapar» um ou outro e disso nos penitenciamos.

Outros colaboradores
do Cavaleiros do Norte

O blog «Cavaleiros do Norte» teve colaboradores exteriores ao BCAV.  8423, nomeadamente Luís Costa, Fer
Os 1ºs. cabos Pagaimo (à
 esquerda) e Delmar Aves
à direita), do Pelotão de
Morteiros 4281, com o 1º.
cabo Laranjeira (PM)
nando Pires, José Oliveira, Casal da Fonseca, Nogueira da Costa, António Dias, Celestino Pagaimo, Delmar Mendes, António Dias, e Fernando Vieira.
- Luís Filipe dos Santos Costa, furriel miliciano do Pelotão de Morteiros 4281, subunidade do BCAV. 8423. Mora no Estoril.
- Fernando de Freitas Reimão Pires,  furriel miliciano do Pelotão de Morteiros 4281, subunidade do BCAV. 8423. Mora em S. Domingos de Rana (Cascais).
- José Marques de Oliveira, furriel miliciano vagomestre da CCÇ. 209/RI 21, da da Fazenda do Liberato e subunidade do
Nogueira da Costa, condutor
 (à esquerda) e furriel Olivei-
ra, do Liberato (à direita),
com o furriel Viegas (meio)
BCAV. 8423. É do Caramulo e mora em Águeda.
- António Casal da Fonseca foi 1º. cabo de transmissões
do BCAÇ. 3879, que também jornadeou pelo Quitexe - antes do BCAV. 8423. Reside em Marrazes (Leiria).
- José Luís Nogueira da Costa, soldado condutor da CCAÇ. 209/RI 21, aquartelada na Fazenda do Liberato e subunidade do BCAV. 8423. Mora em Almada e tem casa em Tomar.
- António Dias foi 1º. cabo condutor da CCAÇ. 4145, a do
A. Dias, 1º. cabo
da CCAÇ. 4145
Vista Alegre e Ponte do Dange e também subunidade dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, comandada pelo capitão Raúl Corte-Real. Mora na Amadora.
- Celestino de Jesus Pagaimo, 1º. cabo TRMS do Pelotão de Mor-
teiros 4281, aquartelado no Quitexe e adido ao BCAV. 8423, depois em Carmona e comandado pelo alferes miliciano João Leite. Foi GNR (das BT) e mora em Cantanhede.
- Delmar Mendes Alves, 1º. cabo enfermeiro do Pelotão de Morteiros 4281, aquartelado no Quitexe, depois em Carmona, e adido ao BCAV. 8423, comandado pelo alferes miliciano João Leite. Aposentado, tra
Fernando Vieira
balhou  no Porto e mora em Espinho.
- Fernando Antunes Vieira, civil e funcionário público, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte em Carmona (a actual cidade do Uíge). Trabalhou na Maternidade Alfredo a Costa, em Lisboa, e, já aposentado, mora na cidade da Amadora.
Obrigado a todos! E aos que, eventualmente, tenhamos esquecido! Todos são autores e alma viva e actuante deste projecto de memó-
ria e saudade da nossa jornada africana do Uíge angolano.

Sem comentários:

Enviar um comentário