terça-feira, 14 de junho de 2022

3 833 - O primeiro dia de responsabilidade operacional dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

Os alferes milicianos Jaime Ribeiro (Sapador), Augusto Rodrigues (Operações Especiais,
os Rangers) e José Alberto Almeida (Reabastecimentos), que hoje festeja 75 anos em Albufeira

Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 na Avenida do
Quitexe: tenente Mora, furriéis milicianos Neto, Viegas
 e Monteiro e 1º. cabo Teixeira

O Batalhão de Cavalaria 8423 assumiu a responsabilidade da sua zona de acção a 14 de Junho de 1974 (hoje se fazem 48 anos!...) e logo no dia seguinte se realizou a primeira reunião de comandos de todas as companhias do Subsector - as do BCAV. e as de Caçadores.
O Batalhão de Cavaleiros do Norte tinha a CCS instalada na vila do Quitexe (comandada pelo capitão SGE António Martins de Oliveira), a 1ª. CCAV. 8423 na Fazenda de Zalala (do capitão miliciano Castro Dias, a 2ª. CCAV. em Aldeia Viçosa (do capitão miliciano José Manuel Cruz), a 3ª. CCAV., na Fazenda Santa Isabel (do capitão miliciano José Paulo Fernandes).
Outras unidades orgânicas associadas eram a CCAÇ. 209/RI 21 (na Fazenda do Liberato e do capitão Victor Coreia de Almeida), a CCAÇ. 4145 (em Vista Alegre e do capitão Raúl Corte-Real) e o Pelotão de Morteiros 4181 (no Quitexe e do alferes João Leite).
O dia foi também tempo de serem atribuídos ao Subsector os Grupos Especiais (GE) nºs. 217 e 223 (no Quitexe), o 222 (Aldeia Viçosa) e o 208 (Vista Alegre).
Recolho do livro «História da Unidade» os nomes de código de cada uma das unidades orgânicas dos Cavaleiros do Norte:
- CCS do BCAV. 8423: Casco.
- 1ª. CCAV. 8423: Crina.
- 2ª. CCAV. 8423: Carga.
- 3ª. CCAV. 8423: Cavalo.
- CCAÇ. 209: Canivete.
- CCAÇ. 4145: Cela.
- GE 208: Cauda.
- GE 217: Coelho.
- GE 222: Cabra.
- GE 223: Cabrito.
O BCAV. 8423 tinha ainda dois Destacamentos:
- Fazenda Luísa Maria (2ª. CCAV.): Cacto.
- Ponte do Dange (da CCAÇ. 4145): Coice.


A condecoração foi entregue
embaixadora Karima Benyaïch
Alferes Almeida festeja
75 anos em Albufeira !

O alferes Almeida, oficial miliciano de reabastecimentos, está hoje festa: comemora 75 anos! 
São as bodas de brilhante ou alabastro!
José Alberto Alegria Martins de Almeida é natural de Oliveira de Azeméis, mas já na altura vivia em Albufeira, onde regressou a 8 de Setembro de 1975. Licenciado em arquitetura e economia, fez carreira profissional como professor e empresário dos sectores turístico e da construção civil, com extensão a Marraquexe, em Marrocos. É Cônsul deste país no Algarve e foi condecorado pelo Rei, a 30 de Janeiro de 2015 (ver AQUI).
A sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano, onde também foi oficial de justiça do BCAV. 8423, creditaram-lhe louvor «pela maneira dedicada e eficiente como conduziu todos os serviços a seu cargo», nos quais, como se lê na Ordem de Serviço nº. 168, «demonstrou excelentes qualidades de organização e gestão».
O louvor destaca, também, a «correção e trato inexcedíveis» do alferes José Alberto Almeida, assim como «as elevadas qualidades morais e cívicas», sempre procurando «pôr o seu saber em proveito das necessidades da função militar, razões pelas quais se creditou como um bom colaborador do Comando que serviu» e que, por isso mesmo, «o tornaram credor da consideração e estima de todo o pessoal que com ele privou no BCAV. 8423, durante a sua permanência na Região Militar de Angola».
Parabéns, senhor arquitecto, doutor e Cônsul!
João Oliveira, con-
dutor da 2ª. CCAV
.

Oliveira de Aldeia Viçosa, 70
anos na Póvoa de Varzim!

O soldado Oliveira, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, está em festa de anos: comemora 70 anos a 14 de Junho de 2018.
João da Silva Oliveira, de seu nome completo, foi condutor auto-rodas e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1985, depois da sua comissão militar em Angola, que passou pela vila de Aldeia Viçosa e a cidade de Carmona (no BC 12), na província do Uíge angolano do norte. Regressou ao seu lugar natal, o de Penela, da freguesia e concelho de Póvoa do Varzim, mo dia 10 de Setembro de 1975, 15 meses depois da sua partida. Vive agora em Beiriz, também na Póvoa do Varzim, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Baptista de Zalala, 70
anos em Ponte de Lima!

O 1º. cabo Joaquim Fernandes Baptista, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, a de Zalala, festeja 70 anos a 14 de Junho de 2020 e em Ponte de Lima.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar foi louvado pelo comandante do BCAV. 8423, o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, por proposta do capitão Davide Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8433, «pelo sentido de responsabilidade posto no cumprimento das suas obrigações militares».
«Sempre demonstrou o maior espírito de sacrifício e dedicação, com o que se tornou exemplo para os seus camaradas», sublinha o louvor, referindo também que «muito contribuiu para o total cumprimento das missões solicitadas à sua subunidade, o que, além de se classificar como militar exemplo, ainda se creditou com muito bom e apreciado colaborador dos seus superiores».
Natural do lugar de Vinha Nova, freguesia de Beiral, no concelho de Ponte de Lima, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão de serviço no norte de Angola. Mais não sabemos dele, mas, para onde quer que esteja, para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário