quinta-feira, 30 de junho de 2022

5 849 - O tenente Mora faria hoje 96 anos!!! Comandante Almeida e Brito no Destacamento de Luísa Maria!

Os alferes milicianos Jaime Ribeiro e António Garcia e tenentes Acácio Luz e João Mora, na 
avenida do Quitexe. Atrás, à esquerda, o edifício do comando do BCAV. 8423
tenente Mora, os furriéis Neto, Viegas e 
Monteiro e o 1º. cabo Miguel Teixeira


O tenente Mora foi adjunto do capitão António Martins de Oliveira, comandante da CCS do BCAV. 8423, e faria hoje 96 anos. Faleceu a 21 de Abril de 1993, há 29 anos! Vítima de doença, tinha 67 de idade!
João Eloy Borges da Cunha Mora era natural de Pombal, com residência em Lisboa, ao tempo da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano, e oficial de carreira de personalidade invulgar, pelo trato, pelo comportamento, pelo rigor que gostava de impor nas suas coisas, invocando o RDM por tudo e por nada.
Não há Cavaleiro do Norte da CCS que dele não se lembre, das continências e os cumprimentos militares que exigia, d forma bonacheirona, diríamos..
 Era o «nosso tenente Palinhas». Porque, sem exigir, «exigia» que, a troco de tudo, o saudássemos com a continência. E, não o fizéssemos nós, por qualquer razão, e batia-a ele antes de nós, a tal nos obrigando.
O tenente Mora dava para um monte de postagens. E já deu. Dele, já aqui falei na minha ida ao cinema do Quitexe, disfarçado de mulher. Onde quando se pôs a ouvir o que eu ouvia, deleitado e deitado no meu quarto do Quitexe: sinais e repeniques da minha igreja, gravados numa cassette. Há mais histórias do «nosso tenente Mora», já contadas neste blogue, como a de quando, supondo haver sabotagem na luz da vila, se pôs a rastejar na avenida. Outras há, por aqui publicadas.
Hoje, passando-se 96  anos sobre o seu nascimento em Pombal, evoco-o com saudade, com respeito e lembrando que como um companheiro, mais velho, que não quis ser diferente, antes igual. 
Até um destes dias, tenente Mora! RIP!!!
Cavaleiros do Norte em Luísa Maria., a 30 de Junho
de 1974: 1º. cabo Augusto Hipólito e furriel Viegas 
(atrás), Raúl Caixarias, Ezequiel Silvestre e João
Marcos (à frente)

Comandante Almeida e
Brito em Luísa Maria !

O dia 30 de Junho de 1974, um domingo de há 48 anos, foi dia de o comandante Almeida e Brito se deslocar à Fazenda Luísa Maria, para «contactos operacionais».
A Fazenda Luísa Maria era propriedade de  senhor chamado Patrocínio - que lá tinha o irmão Abílio como gerente. Quem lá conhecemos, na altura, foi o gerente Eduardo Bento da Silva, que faleceu a 11 de Setembro de 2011 e faria 81 anos a 10 de Outubro seguinte. Tinha um mini-mercado em Taveiro e morava em Condeixa-a-Nova.
A fazenda era simultaneamente um Destacamento do BCAV. 8423 e onde, ao tempo, se aquartelava o grupo de combate comandado pelo alferes João Machado (de Operações Especiais, os Rangers), com os furriéis milicianos Carlos Letras (idem) e Mário Matos (atirador de Cavalaria). Era o 1º. Pelotão da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
O comandante Almeida e Brito, escoltado pelo PELREC da CCS, foi acompanhado pelo administrador do Concelho do Dange (Pimentel, ou Galina?, já nos escapa quem, na memória).
João O. Silva

Orlando, telegrafista da CCS,
faz 70 anos em Odivelas!

O soldado rádio-telegrafista Orlando Silva, da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 30 de Junho de 2022. Hoje mesmo!
José Orlando Machado da Silva era natural e, ao tempo da sua comissão militar no norte de Angola, muitas operações, escoltas e patrulhamentos fez com o PELREC e o Pelotão de Sapadores, pelas picadas, matas e e estradas do Uíge. 
Residia na freguesia de S. João, em Lisboa, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975. Pouco mais sabemos dele. Apenas que mora(rá) em Bons Dias, na Sacadura Cabral e no concelho de Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns, com votos de muitos e mais bons anos de vida!
António Venâncio, 
aos 65 anos!

Venâncio, atirador,
70 anos na Covilhã!

O Venâncio foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 70 anos a 30 de Junho de 2022. Hoje!
António de Oliveira Venâncio (é este o seu nome completo) era ( e é) natural da freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã. E lá voltou a 10 de Setembro de 1975, e por lá faz vida profissional e familiar, morando agora na Quinta do Poço Frio.
É frequentador habitual e participativo dos encontros dos «aldeias viçosas» do comando do capitão miliciano José Manuel Cruz e para ele vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que agora festeja!


Sem comentários:

Enviar um comentário