quinta-feira, 18 de agosto de 2022

6 898 - Cavaleiros do BCAV. 8423 mal aquartelados e à espera do regresso a Portugal!



Furriéis milicianos da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Eusébio Martins (falecido a 16/04/2014, em Belmonte), 
Plácido Queirós e Victor Costa (de pé), Américo Rodrigues (f. a 30/08/2018, em VN Famalicão), José Louro,
Jorge Barata (f. a 11/10/1997, em Lisboa) e Manuel Dias (f. a 20/10/2011, em Lisboa). Todos por doença!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 da 2ª. CCAV. 8423,
 a de Aldeia Viçosa: Soares, Abrantes, Mendes e Teodósio,
mais o condutor Martins. Operação da transporte de água

 

A cidade de Luanda, 
a 18 de Agosto de 1975, ainda digeria a manifestação da União Nacional dos Trabalhadores de Angola (UNTA), na véspera e em frente ao Palácio do Governo, apoiando as medidas de nacionalização da banca, anunciadas por Rui Monteiro - o ministro do Planeamento e Finanças do Governo Angolano.
Os manifestantes ostentavam cartazes: «Nada contra o povo, tudo pelo povo?, ou «Produção é uma forma de luta», ou «Produzir é resistir».
O ministro garantiu-lhes que «havemos de libertar todas as zonas ocupadas pelo inimigo do povo» e mandou recado às Forças Armadas Portuguesas: «É bom que nós digamos aqui, aos soldados portugueses, que a nossa luta é igual à deles, em Portugal. Se eles são filhos do povo, têm de estar ao lado de todas as revoluções e de todas as lutas dos povos progressistas».
Enquanto isso e cada vez mais expectantes, os combatentes do BCAV. 8423 continuavam (muito mal)  aquartelados, mas já minimamente adaptados, no já extinto Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Campo Militar do Grafanil, fazendo vésperas para o ansiado regresso a Portugal.
O que só aconteceria a partir de 8 e até 11 de Setembro desse ano.

 

António Clara Pereira, Francisco António
e António Simões no RC4 e em 2017

Pereira, mecânico e
homem dos petróleos!

O soldado António Clara Pereira foi mecânico da CCS do BCAV. 8423 e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à Carregueira, em Mação. Hoje, faria 70 anos!
A profissão levou-os a correr os mundos dos poços de petróleo dos mares arábicos e, por isso mesmo, apenas em 2017 apareceu no encontro dos Cavaleiros do Norte. O do RC4, a nossa unidade mobilizadora. Nele, entusiasmadíssimo, «matou» as saudades e fez memória de muitos dos bons momentos da nossa jornada africana do Uíge angolano, partilhando-os com os seus companheiros de 1974/1975.
Infelizmente, foi o seu primeiro e último encontro com os antigos companheiros da jornada africana do Uíge angolano: a morte surpreendeu-o a 21 de Fevereiro de 2018, menos de um ano depois, e vítima de um tumor no fígado. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

O Delgado de Zalala
festeja 70 anos !

O soldado Correia, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 69 anos a 18 de Agosto de 2021.
Carlos Manuel Delgado Correia, é este o seu nome completo, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, depois de também passar por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e cidade de Carmona - durante a sua jornada africana do nortenho Uíge de Angola. Fixou-se na Vivenda Vinagre, freguesia de S. Salvador, em Santarém, onde já antes residia.
Mora agora na Nazaré, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário