sexta-feira, 30 de setembro de 2022

6 941 - Ataque aos madeireiros das matas do Liberato. O flagelamento de viatura da JAE de Angola!

Imagem do ataque aos madeireiros da zona do Liberato, no dia 30 de Setembro de 1974. O mesmo dia do ataque e flagelamento de uma viatura da Junta Autónoma de Estadas de Angola (JAEA), na zona da Quinta das Arcas


Os furriéis milicianos Viegas, de Operações
Especiais (os Rangers) e Miguel Peres Santos
 (paraquedista) no dia do ataque aos madeireiros
da zona da fazenda do Liberato. Há 48 anos!

O dia 30 de Setembro de 1974, há 48 anos, foi marcado, na zona de acção dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, por um ataque a madeireiros, na zona do Liberato, e pelo flagelamento de uma viatura da JAEA, na Quinta das Arcas.
Ao tempo, como se lê no livro «História da Unidade» (HdU), «era quase constante a presença de grupos da FNLA nos povos, sob controlo das autoridades civil e militar» na zona de Vista Alegre - e também na região de Aldeia Viçosa e Quitexe.
A ofensiva de 30 de Setembro, tendo sido perpetrada na área do nosso Subsector, alarmou as hostes. A confiança que medrava, ente as NT e os homens dos movimentos, como que gelou. Até porque, cito o HdU, «em áreas vizinhas tem havido um incremento de actividades que facilmente - e em alguns casos - se provou ter irradiado do IN radicado no Subsector». Por alguma razão se registou o movimento de dois grupos de combate da 3ª. CCAV. 8423, a 27 de Setembro, para a Fazenda de Além Lucunga.
A foto de hoje mostra-me (Viegas) com o Miguel Peres dos Santos, depois de termos ido ver o cadáver de um madeiro, provavelmente o que foi vítima do ataque da zona do Liberato. Cadáver que estava numa pequena capela da vila, a servir da casa mortuária. Não consigo, suficientemente, refrescar a memória.
Outra nota de 30 de Setembro de 1974: 9 das 10 plantações de café da zona do Songo, a uns 70/75 quilómetros do Quitexe, foram abandonadas pelos proprietários, que assim reagiram, e cito do Diário de Lisboa (que citava o Província de Angola), «às tentativas da FNLA para consolidar o seu controlo sobre a região». A FNLA, ainda segundo o jornal desse dia 30 de Setembro de 1974, «incendiou uma plantação e está a aconselhar os trabalhadores rurais africanos a deixarem a região, até Angola se tornar independente».
O MPLA, por seu lado, tinha militantes «a actuar abertamente na rica Cintura do Café». O mesmo era dizer que na área de intervenção dos Cavaleiros do Norte. E outras NT´s.
Domingos Teixeira

Teixeira, 1º. cabo da
CCS, 70 anos no Porto !

O 1º. cabo Domingos Augusto Teixeira, estofador de especialidade militar da CCS do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 30 de Setembro de 2022. Hoje mesmo.
Cavaleiro do Norte do Parque-Auto do Quitexe, comandado pelo alferes miliciano António Cruz, foi, em Março de 1975 e quando a CCS já estava em Carmona, transferido para a 1ª. CCAV. 8423, ao tempo já aquartelada em Vista Alegre e ma qual fez todo o resto da sua comissão militar angolana. 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e ao seu Bairro do Cerco, na cidade do Porto e onde ainda mora - depois de carreira profissional como funcionário público.
Aposentado, é participante (não pôde estar presente este ano) e sempre grande animador dos encontros da CCS. Está de boa saúde, com o acabou de nos confirmar via telefónica. Lá continua a morar e para  ele vai o nosso abraço de parabéns!

Francisco António

António, condutor da CCS,
70 anos em Abrantes !

O soldado Francisco Fernando Maria António, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, comemora 70 anos a 30 de Setembro de 2022.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e membro do PELREC, o grupo de combate comandado pelo alferes miliciano António Garcia, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à sua terra de Abrançalhas, lugar da freguesia e município de Abrantes. «Hoje, vamos jantar fora, ali no pátio», disse-nos ele, há poucos momentos, gracejando sobre a magnífica idade que hoje festeja.
A vida profissional fê-la como motorista de pesados de longo curso (TIR´s) e, já aposentado, desde 2011 (por antecipação e devido a doença) lá continua a viver. Para ele, vai um grande abraço de parabéns, repetido o de há momentos, boa telefone!
M. Fernandes

Fernandes de Aldeia Viçosa
faz 70 anos em Oleiros !

O soldado Manuel Fernandes foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja hoje 70 anos, dia 30 de Setembro de 2022.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, era natural do lugar de Pisoria, povoação da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, e lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - no final da sua jornada africana do Uíge angolana, que também o levou a Carmona e ao BC12.
Mora em Medrosa de Cima, na freguesia de Amieira, no mesmo concelho de Oleiros, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário