quarta-feira, 28 de setembro de 2022

6 939 - Tininho, o «morto» dos Cavaleiros do Norte de Zalala que, afinal, vive em Albufeira!

 Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 842, a da Fazenda Maria João, a a mítica Zalala,
no encontro da Quinta doa Valinhos, e Fátima, a 25 de Setembro de 2022

Quarteto de Zalalas no encontro de 2022.
Quem os pode identificar

O reencontro dos Cavaleiros do Norte de Zalala, domingo passado e na Quinta em Fátima, fez memórias de há 45 anos e foi tempo de o organizador, o infatigável furriel João Dias, seu organizador e mestre de cerimónias, agradecer «a presença de todos».
E, quanto a militares da 1ª. CCAV. 8423, foram 33 os participantes (já aqui isso contámos), mais 34 familiares. «O que que as interessa é o convívio da malta», disse João Dias, seguramente muito bem lembrado das muitas peripécias que, melhores e menos boas,  fizeram as história dos 15 meses da jornada africana que, pelo Uíge angolano do norte, (n)os fez actores de momentos históricos e irrepetíveis da História de Portugal!
E da História de Angola!!!
Os Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano Davide Castro Dias também passaram por Vista Alegre/Ponte do Dange e elas cidades do Songo e Carmona, por onde, sempre sem medos, enfrentaram os perigos das matas e picadas uíjanas e da guerrilha urbana, que tantos lutos espalhou ente a comunidade angolana.
Protagonizada, a ferro e fogo e com muitas raivas e ódios a incendiar emoções, pelos chamados movimentos de libertação, que lutavam pela sua independência angola, mas se «embrulharam» em lutas fratricidas que levaram anos.
José Catuna Santos
(o Tininho)

O Tininho está vivo e em
em terras de Albufeira!

O Tininho, que de nome baptismal é José Joaquim do Nascimento Catuna dos Santos, foi atirador de Cavalaria e barman da messe de oficiais de Zalala e no encontro de Fátima foi dado como morto.
Até aqui no blog isso aconteceu e demos (e já  corrigimos) essa (não) notícia.
Pois bem, está vivo e bem vivo, trabalhando em Albufeira. Com ele ontem falámos. Primeiro o furriel Dias e depois o bloguer, com «achamento» local e ao vivo do alferes José Alberto Almeida, que foi oficial de reabastecimentos da CCS.
O Tininho, depois de aventura migratória por terras do Brasil, voltou a Albufeira e, ainda com sotaque brasileiro, aqui trabalha num bar-restaurante - o Santinhos. Ontem fez 70 anos, parabéns renovados para ele. 
Graciano Queijo em festa de anos no 
Lar Padre Tobias, em Samora Correia


Graciano Queijo clarim da
CCS, faria hoje 70 anos !


O soldado Graciano, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, faria hoje 70 anos, dia 28 de Setembro de 2022. Faleceu em 2013.
Clarim de especialidade militar e natural de Vilarelhos, em Alfândega da Fé, Graciano da Purificação Queijo também por Angola serviu como ajudante de cozinheiro e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, após a sua missão angolana pelo Uíge da nossa saudade.
Já por terras de Portugal, teve uma vida mais ou menos errante, certamente nómada e dele se desconhecendo o exacto trajecto de vida. Já bastante doente e debilitado, foi acolhido no lar da Fundação Padre Tobias, em Samora Correia. 
Felizmente, foi lá que, rodeado de todos os cuidados e muitos afectos, viveu, feliz, os seus últimos dias e faleceu a 30 de Outubro de 2013 - aos 61 anos.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário