segunda-feira, 3 de outubro de 2022

6 944 - A Comissão Local de Contra-Subversão do Quitexe! O saudoso médico dr. Leal faria 94 anos!

Os alferes milicianos António Garcia (falecido a 01/11/1979, de acidente) e Jaime Ribeiro, capitão
médico Manuel Leal (que hoje faria 94 anos mas faleceu a 10 de Abril de 2020, aos quase 92) e o
então tenente e agora capitão Acácio Carreira da Luz. No Quitexe e em 1974!

Os capitães Manuel Leal e Acácio Luz no encontro
da CCS de 2016, em Custóias (Matosinhos)


A 3 de Outubro de 1974, hoje se fazem 48 anos, a (CLCS) reuniu no Quitexe. Eram encontros habituais de trabalho, entre as lideranças militar e civil (e agentes locais), para a analisar a situação da zona de acção dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
As CLCS agiam directamente junto das populações, através de acção psicológica e com o objectivo de influenciar o seu comportamento, para uma maior fixação no território e negar o apoio a elementos infiltrados.
O dia foi o dos 46 anos capitão miliciano médico Manuel Leal, oficial miliciano da unidade comandada pelo tenente-coronel Almeida e Brito, concluiu a sua comissão militar em Novembro de 1974, regressando a Fafe, onde residia e exercia medicina - que continuou até há bem poucos anos, antes de fixar residência na Póvoa do Varzim.
Hoje faria 94 anos, mas faleceu a 10 de Abril de 2020!
O prestígio e a popularidade que tinha na guarnição multiplicaram empatias com os jovens Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, depois de já ter servido o BCAÇ. 4211. 
O comando do BCAV. 8423 fez-lhe memória e elogio da sua competência profissional, porquanto, e citamos o louvor oficial de Setembro de 1974, «servindo no Subsector do Quitexe há cerca de dois anos, sempre demonstrou a maior competência profissional na resolução de todos os casos clínicos que lhe surgiram, com elevado espírito de servir, no que evidenciou perfeita identidade com a missão que lhe foi solicitada, nunca se poupando a sacrifícios, nem olhando a horas de descanso, apoiando permanentemente as populações civis, africanas e europeias».
O dr. Leal, e disso eu sou testemunha pessoal (como se fosse preciso...), não poupava a sua generosidade para servir, custasse-lhe isso centenas de quilómetros de picada, ou apenas as centenas de metros que o separavam da messe da oficiais até à enfermaria militar e à Delegação de Saúde do Quitexe, de que era responsável.
Foi condecorado com a Medalha Militar Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda ANGOLA 1972-1973-1974. Deixou o Quitexe, com missão cumprida, em Outubro de 1974. - Ver AQUI

Miguel, 1º. cabo de Zalala, 70
anos em Colares de Sintra !


O 1º. cabo António Pedro Caetano Miguel, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, festeja(rá) 70 anos a 3 de Outubro de 2022.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou o 2º. grupo de combate, comandado pelo alferes miliciano João Carlos Sampaio - com os furriéis Mota Viana (e depois João Rito, já falecido), Queirós e Eusébio (também já falecido) -, passando depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona e regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975.
Fixou-se na Praia das Maçãs, em Colares, concelho de Sintra - onde ainda vive(rá) e para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Albertino F. Neves
Neves, maqueiro da CCS, 
faz 70 anos em Gondomar !

O soldado Neves foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e está hoje em festa, dia 3 de Outubro de 2022: comemora 70 anos.
Albertino Ferreira das Neves, de seu nome completo, foi maqueiro de especialidade militar e companheiro do PELREC em muitas escoltas, patrulhas e operações realizadas pelos chãos, matas, trilhos e picadas do norte angolano do Uíge.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar angolana, e desenvolveu a sua actividade profissional como ourives, agora já aposentado. Mora em S. Cosme, no concelho de Gondomar. 
Parabéns pelos 70 anos que comemora! E que muitos mais novos anos possa festejar!


Sem comentários:

Enviar um comentário