domingo, 9 de outubro de 2022

6 950 - A vila de Aldeia Viçosa nas mãos do MPLA! Tinha sido quartel da 2ª. CCAV. 8423!


Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa em Valongo, em 2014: da esquerda para a direita, Oliveira (clarim, de óculos e mão esquerda levantada), furriel Gomes (careca), Grave (polo vermelho), capitão Cruz, furriel Guedes (de bigode e ligeiramente à frente), Tomás, Ferreira, furriéis Ramalho (de boina) e Ferreira (de casaco e calvo), Oliveira (de azul), alferes Carvalho (de óculos) e Samuel. Segunda fila; Quaresma (de bigode pullover amarelo), Venâncio (braços cruzados), Almeida (meio tapado), Rocha (careca e bigode), alferes Capela (de vermelho), Beato, alferes Machado (polo rosa e braços cruzados), Soares (camisa branca e mãos nos bolsos), um amigo do Beato, Inácio, Alves, Santos (de bigode) e Couto. À frente, Barbosa (de casaco e braços cruzados), Sebastião (mãos nos bolsos), Freire (polo de gola azul), furriel Cruz (de amarelo), Oliveira (de bengala, cozinheiro), Verde (de verde) e Azevedo (cor de rosa).



Notícia do Diário de Lisboa
de 9 de Outubro de 1975
Há 47 anos, precisamente (a 9 de Setembro de 1975) e já com os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 todos em Portugal, soube-se por cá que Aldeia Viçosa caíra nas mãos do MPLA, «depois de violentos combates, que decorreram nos últimos dias».
Aldeia Viçosa era (e é) vila uíjana do norte de Angola, na Estrada do Café (de Luanda a Carmona) e entre Vista Alegre e Quitexe, onde se tinha aquartelado a 2ª. CCAV. 842, ao do capitão José Manuel Cruz - lá chegada a 10 de Junho de 1974 e de lá +ara Carmona rodando a 26 de Abril de 1975.
O avanço do movimento de Agostinho Neto para Carmona (um dos dois últimos redutos da FNLA) parecia inexorável. Mas, em Úcua «a sorte da batalha foi favorável à FNLA, que teria conseguido ocupar a vila». A notícia (ver o recorte) é do Diário de Lisboa de faz hoje 47 anos.
Aldeia Viçosa era «um ponto estratégico das ligações rodoviárias de Carmona com mo sul do território» angolano, sublinha(va) a notícia do jornal vespertino de Lisboa desse tempo de 1975.
Por lá passámos nos dias 24 e 25 de Setembro de 2019, quando ao Uíge fomos rever os chãos e sentir do Uíge da nossa jornada africana do norte de Angola.

Alf. Domingos
P. Martins

Alferes Martins, da 3ª. CCAÇ.
4211, faleceu há 11 anos!

O alferes miliciano Domingos Pereira Martins, da 3ª. CCAÇ. 4211, a da Fazenda Santa Isabel, faleceu há precisamente 11 anos: a 9 de Outubro de 2011. 
Supomos que de doença e na Venezuela, onde estava emigrado
O alferes Martins pertencia à CCAÇ. do BCAÇ. 4211 (com comando e CCS instalados no Quitexe) que, em Santa Isabel foi substituída pela 3ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.  11 de Junho de 1974. Foi, pois e durante algum tempo, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte daquela fazenda. 
Muitos se lembrarão dele e hoje aqui o recordamos. RIP!!!


José Reis de
Aldeia Viçosa
Reis de Aldeia Viçosa
faz 70 anos em Fátima!

O soldado Reis foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz
Hoje, dia 9 de Outubro de 2022, dia 9 de Outubro de 2022, pois faz 69 anos!
José Pereira dos Reis, de seu nome completo, é natural e ao tempo residia no lugar de Fontaínhas da Serra, da freguesia de Atouguia, concelho de (Vila Nova de) Ourém. Lá regressou a 10 de Setembro de 1975, depois de também ter passado pela cidade de Carmona, e reside agora em Fátima, na Cova da Iria (Rua de Nossa Senhora das Vitórias). É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns, com o voto de que a data se repita +or muitos e bons anos de saúde e alegrias!

Alf. Domingos
P. Martins

Alferes Martins, da 3ª. CCAÇ.
4211, faleceu há 10 anos!

O alferes miliciano Domingos Pereira Martins, da 3ª. CCAÇ. 4211, a da Fazenda Santa Isabel, faleceu há 10 anos: a 9 de Outubro de 2011. Supomos que de doença e na Venezuela.
O alferes Martins pertencia à CCAÇ. do BCAÇ. 4211 (com comando e CCS instalados no Quitexe) que, em Santa Isabel foi substituída pela 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, a 11 de Junho de 1974. Foi, pois e durante algum tempo, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte daquela fazenda. Muitos se lembrarão dele. RIP!!!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário