segunda-feira, 17 de outubro de 2022

6 958 - - Os meados de Outubro de 1974 na área de Zalala... O êxodo dos trabalhadores rurais!!!

Os milicianos furriel Nascimento, alferes Sousa (falecido a 26 de Janeiro de 2021, 
de doença e no Porto) e João Gonçalves (mecânico), junto a uma das cruzes de Zalala
Cavaleiros do Norte de Zalala, todos milicianos: o
 alferes Lains dos Santos, ao centro, ladeado pelos
 já falecidos furriéis Jorge Barata (a 10/10/1997), à
esquerda, e Américo Rodrigues (a 30/08/2018)
 

Aos meados de Outubro de 1974, o êxodo dos trabalhadores rurais (principalmente oriundos da zona do Huambo, Nova Lisboa) teve forte impacto no Uíge e algumas fazendas fecharam portas, nomeadamente as dos arredores de Zalala, Canzundo e Vista Alegre.
A fuga - e de fuga se tratava, pois eram ameaçados de morte - era imposta pelos dirigentes e militares da FNLA, meio à socapa, outras vezes nem tanto assim. 
O livro «História da Unidade», sem quaisquer dúvidas, refere também «a fuga do pessoal dirigente das fazendas, por julgar que a sua presença não tem justificação e até que não será aceite no futuro, uma vez que se tem provas absolutas de que é a FNLA que impõe a saída dos trabalhadores rurais, sob coação de morte, se tal não fizerem».
Por Zalala, preparava-se a rotação para Vista Alegre e Ponte do Dange. 
O comando do batalhão fazia, por esta altura, visitas às diversas companhias, mas já nem foi a Zalala, justamente porque se estava já a operar a retracção do dispositivo militar, face ao cessar fogo - entretanto, e depois da FNLA, também anunciado pelos outros dois partidos emancipalistas: o MPLA e a UNITA.
A Zalala chegava, entretanto, um outro furriel miliciano atirador de cavalaria: o José Carlos Évora Soares - que faleceu a 21 de Agosto de 2008 em Pinheiro de Loures
. De partida, estava o Mota Viana, que agora faz vida por Braga, já aposentado e depois de profissionalmente ter trabalhado na área das artes gráficas. 
O casal Bento em 2021

Furriel Bento, 70 anos
entre a França e Portugal!


O furriel miliciano Francisco Manuel Gonçalves Bento, especialista em Reconhecimento, Informações e Operações do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 18 de Outubro de 2022. Amanhã!
Cavaleiro do Norte da CCS, trabalhou no Gabinete de Operações, no edifício do Comando do Quitexe e depois no BC12, em Carmona, e regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975, no final da sua e nossa jornada africana do norte uíjano de Angola. 
Fixou-se em Santo André, no Barreiro, por Portugal foi fazendo a sua vida profissional, até que emigrou para França - agora se dividindo pelos dois países.
Há 3 anos, em Penafiel e ao fim de 44 anos de ausência, surpreendeu os Cavaleiros do Norte no encontro de Rans, apresentando em grande forma forma física e naturalmente saudoso de quem, como ele, por Angola, jornadeou em campanha militar por terras africanas de Angola.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
O casal Carvalho

Carvalho de Santa Isabel,
faz 70 anos no Reino Unido !


O soldado Armando Moreira de Carvalho Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 70 anos 18 de Outubro de 2022. No Reino Unido!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou o grupo de combate comandado pelo alferes miliciano Pedrosa de Oliveira e é natural de Teixogueira, lugar da freguesia de Milagres, no município de Leiria. Lá regressou a 11 de Setembro de 1975 e por lá fez vida  profissional e familiar - mais tarde morando na Bidoeira de Cima, mesmo ao lado.
A emigração levou-o, precisamente aos 50 anos (em 2002) para o Reino Unido, onde continuou a sua vida profissional e onde continua a morar, agora já aposentado - desde 2017. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns
!


Sem comentários:

Enviar um comentário