quarta-feira, 26 de outubro de 2022

6 967 - O Velez, o Baldy Pereira e o Évora Soares de Zalala... Os 79 anos do 2º. sargento Eira!


Os furriéis milicianos Victor Velez, Miguel Santos, José Pires (Bragança) e António Cruz (esquerda), Graciano Silva, NN,
Viegas, NN, Manuel Machado e Nelson Rocha, na messe de sargentos do Quitexe (em 1974)
Cavaleiros do Norte de Zalala em viagem turística para as Quedas do Duque
de Bragança. De pé, Lopes, o Famalicão (Agra), Carlos Coelho, furriel Évora
 Soares (falecido a 21/08/2008, de doença), alferes Lains dos Santos, furriel
João Dias e Almiro Brasil Maciel (o Açoreano)


O mês de Outubro de 1974 estava a chegar ao fim e, no aquartelamento de Zalala, registava-se a chegada do furriel miliciano Évora Soares.
A Junho chegara o Velez, que por singular coincidência e sem  disso ter noção, viajou com a Companhia, de Lisboa para Luanda (sem fazer a instrução de Santa Margarida) - enquadrando-se nos comandados do capitão Castro Dias já no Campo militar do Grafanil e com eles viajando a 7 de Junho de 1974 para a mítica e perigosa Zalala, enquadrado o pelotão comandado pelo alferes Pedro Rosa - com os furriéis Pinto, de Operações Especiais (Rangers) e João
Baldy Pereira
Aldeagas (atirador de Cavalaria).
O furriel João Dias (especialista de transmissões) lembrou, há tempos, que o Velez foi lá alcunhado de Quinzinho da Catana. Foi um bom companheiro - que já lembrámos neste blogue, a 1 de Julho de 2009.
O Mota Viana e o Baldy Pereira, ambos caídos na alçada disciplinar, foram por essa substituídos pelo Rito e pelo Soares. Não tenho a certeza, mas creio ter sido o último a ocupar o lugar do Mota Viana. È uma questão cronológica que o livro «História da Unidade» poderá esclarecer, segundo o Dias, mas a verdade é que apenas se refere ao Mota Viana - que castigado em Outubro de 1974 e saiu logo depois. 
Quanto ao furriel Baldy Pereira saiu de Zalala em Setembro de 1974 e sabemos que, lamentavelmente, faleceu a 26 de Novembro de 2016, vítima de doença.
Hoje ambos recordamos com saudade. RIP!!!
Alcides Eira
2º. sargento

Manuel Eira, 2º. sargento,
faz 79 anos em Vila Real !


O 2º. sargento Manuel Alcides das Costa Eira, enfermeiro de especialidade militar, chegou à 2ª. CCAV. 8423 em meados de Março de 1975, para a sua terceira comissão militar - a segunda em Angola. Hoje, comemora 79 anos, em Vila Real.
Militar de carreira, tinha cumprido a primeira comissão em Moçambique, entre 1966 e 1968, como miliciano e na zona de Niassa. Em 1971, teve a primeira comissão em Angola. lá regressando em 1975. Finda a jornada africana, prosseguiu carreira militar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.
Aposentado
, hoje festeja 79 anos em Vila Real, já bem recuperado da intervenção cirúrgica de natureza cardíaca, a que, a 30 de Setembro de 2021, foi sujeito, combatendo uma arritmia.
«Correu muito bem, graças a Deus e à medicina. Sinto-me muito bem», disse-nos há momentos, quando telefonicamente o contactámos, repetindo há momentos o que há um ano nos disse.
Parabéns!!!

Moreira de Santa Isabel,
faz 70 anos em Setúbal !


O 1º. cabo José Fernando Pratas Moreira, da 3ª. CCAV. 8423,  festeja 70 anos a 28 de Outubro de 2022 e em Setúbal.
Atirador de Cavalaria e Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda Santa Isabel - depois do Quitexe e Carmona -, residia, ao tempo, na Estrada de Santa, ao Bairro da Linha, em Setúbal. Lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola, e trabalha, com empresário, no sector comercial de máquinas e equipamentos industriais, vivendo agora no Bairro da SAPEC, também em Setúbal.
Para lá e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário