terça-feira, 29 de novembro de 2022

7 000 - Cavaleiros do Norte em festas de anos! Alto Comissário de Portugal em Angola!

Rosa Coutinho com os presidentes Agostinho Neto
(do MPLA) e, à direita, Jonas Savimbi (do UNITA)

O furriel miliciano
Amorim Martins




A Junta Governativa foi abolida a 29 de Novembro de 1974 e o seu presidente, o almirante Rosa Coutinho, foi nomeado Alto Comissário de Angola interino.
O dia foi também, lá pelas bandas do Uíge, o de mais uma reunião da Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe e o dos 22 anos do furriel Amorim Martins e do 1º. cabo Sebastião, ambos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
A notícia do Alto Comissariado foi divulgada em conferência de imprensa desse dia e Rosa Coutinho confirmou a realização da cimeira entre MPLA, FNLA e UNITA, em Lisboa, mas sem anunciar a data. Dela, sairia o Governo de Transição de Angola, que governaria até à independência. Assim se pensou.
A capital Luanda, por esse tempo, era cidade onde proliferavam «panfletos anónimos, convocando a população para uma manifestação da maioria silenciosa, nos dias 8 de Dezembro», para o Largo da Mutamba - uma praça central da cidade.
Amorim Martins
no anos 20!


Os 70 anos do furriel
Amorim de A. Viçosa!

furriel miliciano Amorim António Barrelas Martins foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV . 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 70 anos a 29 de Novembro de 2022. Hoje mesmo e em Pegões. 
Mecânico-auto de especialidade militar jornadeou pelo Uíge angolano e pelos chãos de Aldeia Viçosa e de Carmona, tendo regressado a Portugal e à sua Pegões natal no dia 10 de Setembro de 1975. Por lá fez a sua vida profissional e familiar e, em 2019, questões de saúde fragilizaram a sua vida: uma lesão medular.
Os tratamentos ainda continuam, faz fisioterapia clínica diária e continua confiante no futuro próximo. «Estou recuperar, trabalho 5 horas por dia com esse objectivo», disse-nos há poucos dias.
O furriel Amorim Martins foi louvado pelo comando do BCAV. 8423, por ter «garantido, como seu exemplo, esforço e firmeza, o melhor aproveitamento do pessoal técnico sob as suas ordens, com o que obteve excepcional operacionalidade das viaturas da subunidade».
O que não foi coisa pouca. O louvor, de resto, enfatiza também o seu «zelo e competência» e igualmente «uma impecável conduta cívica e militar», que o tornaram, assim, «merecedor de ser distinguido com este justo prémio».
O que não foi para todos. Parabéns!
Leonel Sebastião
1º. cabo de AV

Leonel, 1º. cabo de Aldeia
Viçosa, 70 anos em Leiria !

O 1º. cabo Leonel da Encarnação Sebastião, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, também festeja 70 anos a 29 de Novembro de 2022. Hoje, mas, no seu caso, em Maceira de Liz, em Leiria.
Mecânico auto-ligeiro de especialidade militar e natural do lugar de Á-dos-Pretos, da dita freguesia de Maceira Liz, do concelho e distrito de Leiria, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão militar do norte de Angola - por terras de Aldeia Viçosa, primeiro, e Carmona, antes de voltar a Luanda e a Lisboa.
Ainda lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns!


Tojal de Meneses e Américo Rodrigues



Tojal de Meneses
em festa de anos!
O capitão miliciano Manuel Diamantino Tojal de Meneses comandou a 1ª. CCAÇ. 5015, aquartelada no Songo, no tempo dos Cavaleiros do Norte e lá substituída pela 1ª. CCAV. 8423.
Rodando para Carmona, aqui foi contemporânea dos Cavaleiros do Norte por algum tempo, até ao seu regresso a Luanda e a Portugal.
Professor doutorado e investigador do Centro de Estudos de Língua, Comunicação e Cultura do Instituto Superior da Maia (ISMAI) e, em 2012, no encontro anual da sua Companhia, encontrou-se com o furriel miliciano Américo Rodrigues, da 1ª. CCAV. 8423 - infelizmente falecido a 30 de Agosto de 2019, de doença.
Agora já aposentado, o capitão Tojal e Meneses festeja o seu aniversário a 29 de Novembro e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário