Furriéis milicianos Viegas e Miguel Santos (paraquedista) na Estrada do Café e em plena vila do Quitexe. Há 48 anos! |
Grupos Especiais (GE) |
O sábado de 30 de Novembro de 1974, há 48 anos e lá pelas bandas do Quitexe, no Uíge angolano e pela Zona de Acção (ZA) dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, foi dia de se concluir o processo de extinção dos Grupos Especiais - os GE´s.
«A ineficiência que se vinha verificando e sua desnecessária (in)inexistência levaram os escalões superiores a prever a sua desactivação, o que se verificou a 30 de Novembro», reporta o livro «História da Unidade» - o BCAV. 8423.
O mesmo livro de memórias da nossa jornada africana, sublinha ainda, e ainda sobre a desactivação dos GE´s, que poderia «até dizer-se que muitos deles enfileiraram de imediato nas forças irregulares da FNLA e também, segundo alguns, nas do MPLA».
O que não era, não foi..., nada de surpreendente - pelo conhecimento que já tínhamos da «duplicidade» de alguns deles. Eram grupos irregulares ao serviço das Forças Armadas Portuguesas durante duas semanas por mês (recebendo instrução e participando em operações militares), no restante tempo eram bem sabiam eles o quê. Nós, nem tanto.
O BCAV. 8423 tinha quatro Grupos Especiais: dois na CCS, do Quitexe (os GE´s 217 e 223, de que eram responsáveis directos os furriéis milicianos Viegas e Neto (ambos de Operações Especiais - os Rangers) e Miguel Santos (páraquedista), um na 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (o 222), e um na CCAÇ. 4145, em Vista Alegre (o 208).
Guerreiro da CCS,
70 anos no Algarve!
O soldado mecânico-auto José Domingos da Encarnação Guerreiro, dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, está hoje em festa: comemora 70 anos.
Militar do Parque-Auto comandado pelo alferes miliciano António Albano Cru, era, ao tempo, residente no Sítio das Lombas, freguesia e concelho de Lagoa, no Algarve. Lá voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e da nossa) jornada africana de Angola.
Actualmente e continuando profissionalmente ligado à mecânica automóvel, tem oficina e mora no Alvor, segundo nos disse o António Cabrita - seu conterrâneo, mas a viver em Cascais. É para lá, para o Alvor, que vai o nosso abraço de parabéns!
Actualmente e continuando profissionalmente ligado à mecânica automóvel, tem oficina e mora no Alvor, segundo nos disse o António Cabrita - seu conterrâneo, mas a viver em Cascais. É para lá, para o Alvor, que vai o nosso abraço de parabéns!
Vale de Aldeia Viçosa,
70 anos em Coimbra !
O 1º. cabo Victor Manuel do Vale Marques foi enfermeiro de especialidade militar e integrou a 2ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 30 de Novembro de 2022.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, regressou a Portugal em data desconhecida, pois saiu do BCAV. 8423 em Abril de 1975, rodando por motivos disciplinares (cuja natureza desconhecemos) não acompanhando a 2ª. CCAV. na sua volta de 10 de Setembro de 1974.
Sabemos que reside em S. Martinho do Bispo, nos arredores de Coimbra. Parabéns!Fazenda de Santa Isabel |
Luís e Graça, atiradores,
anos em Santa Isabel!
Os soldados atiradores de Cavalaria Graça e Luís, ambos da 3ª. CCAV. 8423, festejaram anos a 30 de Novembro de 1974, quando ainda estavam aquartelados na Fazenda Santa Isabel.
José Maria Luís, o mais velho, era originário de Melriço, lugar da freguesia S. Tiago da Guarda, no concelho de Ansião. Mora agora em Chão de Couce, também em Ansião. Era uma dos mais velhos Cavaleiros do Norte do BCAV. 842e e hoje festeja 76!
Raúl Rosa da Graça doi atirador de Cavalaria da mesma subunidade e vivia no Barreiro e lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Mora agora na Mina do Lousal, na Azinheira dos Barros, em Grândola. Festejou 22 anos e dele mais nada sabemos. Hoje fará 70!
Para ambos os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, e depois Quitexe e Carmona, vão os nossos abraços da parabéns!