segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

7 041 - Movimentos angolanos de libertação em Lisboa para a Cimeira do Alvor! A comissão do MFA da CCS!

Os furriéis milicianos António José Cruz, Cândido Pires, João
Mosteias (já falecido), Francisco Neto, Nelson Rocha e José Pires

Administração do Quitexe no dia 24 de Setembro de 2019


O comandante Almeida e Brito, no dia 9 de Janeiro de 1975 de há precisamente 48 anos, reuniu, no Quitexe, com a comissão do MFA/BCAV. 8423, com o fim de «obter da sua actividade o melhor rendimento».
Comissão que, na CCS, integrava os milicianos alferes
Selo dos CTT da 
Angola Colonial
António Garcia (Rangers) e furriéis Cruz (rádio-montador) e Viegas (Rangers). 
Um ano depois (há 47!...), já na Angola independente, admitia-se que Portugal reconhecesse o Governo de Luanda, liderado (até hoje) pelo MPLA. Portugal, recordemos, não tinha reconhecido a independência de Angola - devido ao contencioso militar entre os três movimentos, que os  levou, de resto, a cada qual declarar a independência: o MPLA em Luanda (a República Popular de Angola, a designação que continuou até hoje), a FNLA no Ambriz ( a República Popular e Democrática de Angola), acordada com a UNITA em Nova Lisboa (também República Popular e  Democrática de Angola).
Os furriéis milicianos Luís
Capitão (que hoje faria 70
amps) e João Cardoso

Furriel Luís Capitão nasceu
há 71 e 
faleceu há 13 anos!

O saudoso furriel miliciano Luís Ribeiro Capitão, da 3ª. CCAV. 8423, nasceu a 9 de Janeiro de 1952 - há 71 anos, que hoje faria. Faleceu há 13, de doença, a 5 de Janeiro de 2010.
Combatente dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar, primeiramente na Fazenda de Santa Isabel e depois na vila do Quitexe, antes de rodar para a cidade de Carmona. 
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Mata do Norte, lugar de Caxarias, freguesia de Urqueira, no município (Vila Nova de) Ourém - a que pertence a cidade e Santuário de Fátima.
Profissionalmente, trabalhou como maquinista da CP e hoje o recordamos com imensa saudade, fazendo memória de um bom e grande companheiro que a norte nos «roubo» muito cedo. RIP!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário