quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

7037 - Comandante A. Brito em Vista Alegre para «estabelecer contactos operacionais»

Grupo de Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, todos milicianos: o fur-
riel Graciano Silva e o alferes  Mário Simões (atrás) e os furriéis José Fernando Carvalho (à direita)
e, à frente, Luís Ribeiro Capitão, que faleceu há precisamente 13 anos. RIP!!! 
O capitão José Paulo Falcão, o clarim Armando Silva
e o comandante Carlos Almeida e Brito

O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se a Vista Alegre no dia 5 de Janeiro de 1975, há 48 anos, por «necessidade de estabelecimento de contactos operacionais».
A uíjana vila do norte de Angola era onde se aquartelava a 1ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Zalala - para lá rodados a 25 de Novembro de 1974.
O objectivo de estabelecer 
O que foi o quartel da 1ª. CCAV. 8423, no dia 24 de
Setembro de 2019, quando lá passaram o furriel
Viegas e o condutor Nogueira
«contactos operacionais» motivou idênticas deslocações ao Comando de Sector do Uíge (CSU), em Carmona (nos dias 3, 7 e 28 de Janeiro), a Aldeia Viçosa e à 2ª. CCAV. 8423 (a 23) e ao BC 12, também em Carmona (a 18), «estando em muitos desses contactos igualmente presente o oficial adjunto do BCAV. 8423» - o capitão José Paulo Falcão.
As negociações para a independência de Angola polarizavam, ao tempo, «todas as atenções», numa altura em que, segundo se sabia pelo «HdU», «parecia, pela primeira vez, ter-se conseguido uma comunhão de interesses de todos os movimentos».
Fazia-se História. E isto, recordemos, já depois de Cimeira de Mombaça, entre o MPLA, a FNLA e a UNITA, e imediatamente antes da do algarvio Alvor, em Portugal - esta, com as autoridades portuguesas. 

Furriel Luís
Ribeiro Capitão

Furriel Luís Capitão
faleceu há 13 anos!


O furriel miliciano Luís Ribeiro Capitão, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, faleceu há 13 anos, vítima de doença.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar foi louvado em Ordem de Serviço nº. 164, do BCAV. 8423, que destaca o «alto espírito de querer e inabalável vontade de cumprir», para além do «bom trato social, altamente disciplinado e exigente disciplinador» e que se «mostrou sempre como exemplo de camaradas e subordinados».
O louvor destaca também a sua colaboração na secretaria da 3ª. CCAV., função em que «confirmou em pleno toda a confiança já nele depositada, sendo incansável no trabalho, mesmo nas situações mais delicadas e difíceis que a companhia viveu». Salienta igualmente o facto de «sempre se oferecer, voluntariamente, para qualquer missão, por mais espinhosa que se apresentasse, merecendo, por tal, ver reconhecida a sua actuação».
Natural da Mata Norte, em Caxarias, freguesia de Urqueira, em (Vila Nova de) Ourém, onde nasceu a 9 de Janeiro de 1952, foi maquinista da CP e aqui o recordamos, com saudade. Foi um excelente e inesquecível companheiro de armas. RIP!!


Sem comentários:

Enviar um comentário