domingo, 5 de fevereiro de 2023

7 069 - Furriel Mosteias faleceu há 10 anos! O comandante e o CSU reunidos no Songo!


Trio de amigos, furriéis milicianos da CCS do BCAV. 8423:
 Neto, Mosteias (falecido, de doença e há 10 anos!)e Viegas.
Na messe de Carmona, actual cidade do Uíge, em 1975



Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 enlutaram há 10 anos, dia 5 de Fevereiro de 2013, pela morte do saudoso furriel miliciano Mosteias, sapador de especialidade militar e figura imortal da nossa jornada africana do Uíge angolano.
Luís João Ramalho Mosteias, de seu nome completo, nasceu em Cabeção, freguesia do alentejano concelho de Mora,
Mosteias com  o filho mais velho, nascido quando
ele estava no Quitexe (a 21 de Setembro de 1974)
 distrito de Évora e chão familiar dos pais, mas cresceu na grande Lisboa - onde se formou para a vida. 
Ao tempo da nossa comum vida militar angolana, já casado, o carismático Mosteias vivia na Amadora - onde voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da nossa jornada africana port terras do norte de Angola. Sem esquecer, alguma vez e pelas (contra)danças da vida, o companheirismo que se gerou e multiplicou  por terras uíjanas e se foi partilhando vida fora, entre abraços e contactos e encontros.
A vida levou-o para outros espaços e desafios profissionais, culturais e desportivos, entretanto pai e avô. Pai pela primeira vez, recordemos, quando jornadeávamos pelo uíjano Quitexe, a 21 de Setembro de 1974. E tanto se embebeceu de felicidade.
Os finais de 2012, tragicamente, anunciaram-lhe a fatalidade de uma doença que o levou do nosso convívio. Faleceu a 5 de Fevereiro de 2013, no Hospital do Litoral Alentejano e quando morava em Vila Nova de Santo André. Pouco depois de ter feito 61 anos - a 2 de Janeiro desse mesmo ano!  
Hoje o recordamos com muita, muita saudade, evocando um grande e inesquecível companheiro, um bravo Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 que um doa encontraremos e abraçaremos para de Angola e das nossas vidas falarmos.
Até esse dias, ganda Mosteias!. Com saudade e emoção! RIP!!!
A notícia no DL

Capitão Ramiro Figueiredo

Comandante no CSU
reunido no Songo !

O comandante do BCAV. 8423 deslocou-se ao Songo, no dia 5 de Fevereiro de 1975, há 48 anos e para uma reunião dos comandantes das várias unidades do Comando de Sector do Uíge (CSU). «Por sinal, a última», como sublinha o livro «História da Unidade».
O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito fez-se acompanhar por «um delegado do MFA, já que também ali havia uma reunião desse movimento».

Alferes José Santos


Mortos dos incidentes
do Bairro de S. Paulo !

O Diário de Lisboa de 5 de Fevereiro de 1975 dava notícia dos nomes dos mortos e feridos dos incidentes de Luanda no dia 2 de anterior (ver AQUI). 
Incidentes no bairro de S. Paulo, em Luanda, neles tendo morrido 10 pessoas e, entre elas, o capitão Ramiro José Amaro de Azevedo Pinheiro e o alferes José Domingues dos Santos, ambos milicianos e da CCART. 6323, ambos ofi ciais milicianos portugueses. Um outro capitão miliciano português, Manuel Guilherme de Carvalho Figueiredo, ficou gravemente ferido. Da FNLA, morreu o sargento Álvaro Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário