quarta-feira, 1 de março de 2023

7 093 - A véspera da saída da CCS do BCAV. 8423 do Quitexe para o BC12, em Carmona!

Cavaleiros do Norte da CCS em confraternização de caserna. Da esquerda para a direita, alferes António Garcia e soldado
 Florêncio (de barbas), José Messejana (ambos já falecidos), um angolano, 1º. cabo José Almeida (cozinheiro), alferes Jaime
Ribeiro, NN (de barbas), José Rebelo (que hoje festeja 71 anos, em Odivelas), NN e 1º. cabo Marques (Carpinteiro)
Os furriéis milicianos Farinhas, Neto e Viegas, todos
da CCS do BCAV. 8423, com Agostinho Papelino, o
(não) engraxador do Quitexe


O dia 1 de Março de 1975 foi véspera da saída dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 do Quitexe, rumo a Carmona! 
Era sábado e o dia da guarnição foi passado tranquilamente, em fecho de malas e passagens breves pelos vários  «templos» da vila: os bares-restaurantes Rocha, Pacheco, ainda o Topete, talvez outros..., para o adeus bem bebericado à vila-mártir de 1961, que nossa casa foi entre os dias 6 de Junho de 1974 e 2 de Março de 1975.
Pessoalmente, passei depois, já noite bem dentro, pela Igreja da Mãe de Deus, pausadamente, passeando o adro que ia desde a parada militar e chegava ao templo e à residência do padre Albino Capela. Já era bem de noite, uma noite muito quente.., mas ainda assim muito nostálgica, espreitando o luar avermelhada que se estendia para além do horizonte, escondendo-se atrás da floresta, até onde os nossos olhos podiam ver. 
Fui chamado da vedação, e em grande alarido, por alguns «pelrec´s» que bebiam cervejas fresquíssimas, tiradas de uma pequena arca, alimentada a petróleo. E apareceu o Pepelino!!
Na caserna do PELREC, bebidas as cervejas, futurámos os dias seguintes e fui até ao quarto, onde o Neto já se entregava a Morfeu. Não sem, antes, passear vagarosamente pela Ruas de Cima (a Estrada do Café, de Luanda a Carmona) e de Baixo (a avenida). Uma espécie de adeus antecipado algumas horas.
Furriéis milicianos Mota Viana, Eusébio
Martins (já falecido) e Plácido Jorge Queirós

Mota Viana, furriel
de Zalala, 71 anos
em Braga !

O furriel miliciano Mota Viana foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala, e comemora 71 anos a 1 de Março de 2023.
Hoje mesmo e com consulta médica de rotina, assim nos disse há momentos - com ele falando pelo telefone.
Fernando Manuel Mota Viana, de seu nome completo e filho de oficial do Exército de carreira, era atirador de Cavalaria de especialidade militar e deixou a mítica Fazenda de Zalala a 22 de Outubro de 1974,  rodando para Luvuei, no leste de Angola, onde passou a integrar a 1ª. CART. do BART 6321
Regressado a Portugal e à sua natal cidade de Braga, fez vida profissional na área da orçamentação e desenho, agora já reformado, e sempre participante activo dos encontros dos «zalala´s». Não falta a um, de todos!
Parabéns!
Os cozinheiros Almeida, Rebelo
e Duarte, trio da CCS

Rebelo, cozinheiro da CCS,
71 anos em Odivelas !


O soldado José Joaquim Robalo Rebelo, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, festeja 71 anos a 1 de Março de 2023. 
Hoje mesmo!
Cozinheiro de especialidade militar, jornadeou pelo Quitexe e por Carmona e é natural de Aranhas, do município de Penamacor, distrito de Castelo Branco. Após o regresso de Angola, no final da sua e nossa jornada africana do norte uíjano, profissionalmente radicou-se na Grande Lisboa, em Odivelas, onde reside e é aposentado da INDEP (Indústrias Nacionais de Defesa - Empresa Pública).
Ligado à cultura popular e ao folclore, foi dirigente Rancho Folclórico Camponeses de Odivelas e responsável pela funcionamento  da sua sede. Com ele falámos há momentos, está de boa saúde, e para ele vai, renovado, o nosso abraço de parabéns!

João Rito

Rito de Aldeia Viçosa
faleceu há 7 anos !


O soldado João Jerónimo Rito, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, faleceu há 7 anos, dia 1 de Março de 2016. 
Atirador de Cavalaria de especialidade, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, a Castelo Branco. Por lá vez a sua vida e, por ela fora, sofreu o luto da morte de um filho, aos 37 anos e vítima de acidente de viação. Ele mesmo, infelizmente, sofreu um acidente que o incapacitou fisicamente, a 15 de Abril de 2015. 
O Rito foi participante activo e sempre muito entusiasmado dos encontros anuais dos «aldeiaviçosas» faleceu a 1 de Março de 2016, aos quase 64 anos (que faria a 20 de Abril seguinte). 
Hoje o recordamos com saudade, solidariamente cumprimentando Maria dos Anjos Rito, a sua extremosa viúva, que tantas vezes o acompanhou nos encontros anuais ! RIP! 
Manuel Gonçalves dos 
Santos, 1º. cabo apontador 
 de morteiros de Zalala

A morte do Santos,
apontador de morteiros
da Fazenda de Zalala !


O dia 29 de Fevereiro de  2012 está associado ao falecimento do 1º. cabo Manuel Gonçalves dos Santos,  Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
Apontador de morteiros de especialidade militar, foi vítima de um acidente, em dia indeterminado de 1975, quando a 1ª. CCAV. 8423 estava aquartelada em Vista Alegre/Ponte do Dange.
Um grupo saiu para caça e a viatura em que seguia o 1º. cabo Santos capotou, tendo ficado debaixo dela, levando tempo até que fosse retirado, pelos serviços de socorro e devido ao difícil posicionamento. Acabou evacuado para Lisboa e, já civil, fixou-se em Ega, do município de Condeixa-a-Nova, e era o associado nº. 6967 da Associação de Deficientes das Forças Armadas, o que permite concluir que terá regressado com mazelas físicas. 
Vítima de doença, faleceu na sua terra natal (Ega) a 29 de Fevereiro de 2012, há precisamente 11 anos, e hoje o recordamos com saudade. RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário