quarta-feira, 17 de maio de 2023

7 170 - BCAV. 8423 coeso e disciplinado! Constantes patrulhamentos urbanos e itinerários principais!


Grupo de Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe. De pé, Madaleno, Moreira, furriéis Mosteias e Neto,
1º. cabo Gomes (de bigode), furriel Pires (TRMS, de boina), 1º. cabo Florindo, furriéis Rocha e Pires (sapador),
1ºs. cabos Soares (de braçadeira), Almeida e Oliveira, NN, NN e Almeida. Em baixo, 1º. cabo Tomás, NN, 1º.
cabo Tomás, furriel Cruz, Silva, Cabrita, 1º. cabo Emanuel, Soares, NN e NN. Sentados, Zambujo, Silva,
1º. cabo Coelho (Buraquinho) e 1ºs. cabos Jorge Silva (Zalala) e Salgueiro
O furriel Viegas e o condutor Nogueira, do Liberato, a caminho
de Quitexe e Camona, passando por Ponte do Dange, Vista Alegre
 e Aldeia Viçosa. Na Estrada do Café e a 24 de Setembro de 2019



Os dias do nortenho Uíge angolano de há exactamente 48 anos - como o tempo tão depressa passou... -, continuavam, como já aqui repetidamente temos falado, com «constantes patrulhamentos nos centros urbanos e nos itinerários principais».
Por centros urbanos e na área de intervenção do BCAV. 8423, entendamos a Ponte do Dange, Vista Alegre, Aldeia Viçosa, Quitexe, Carmona e Songo, o Negage (e o seu aeródromo militar),  talvez outros... Itinerários principais, eram os troços da asfalto - especialmente a Estrada do Café, que ainda hoje liga a capital Luanda à cidade do Uíge (a então cidade de Carmona).
Onde se repetiam assaltos, roubos e emboscadas à população civil e se «exerciam» vinganças pessoais - que, em muitos casos levavam a brutais assassínios.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, na verdade, continuavam em acção por elas fora e em esforços cada vez mais multiplicados e com mil sacrifícios, sentindo-se, porém e ainda bem, «coesos e disciplinados (...), não olhando aos factores negativos que lhe eram atribuídos».
Cavaleiros de Santa Isabel: Eusébio, furriel Carvalho
e alferes Simões (ambos dejornal na mão) e Caroço

FNLA e sociedade civil
europeia contra a tropa
portuguesa do BCAV. 8423! 

Os sobreditos factores negativos eram principalmente atribuídos pela FNLA, o movimento angolano de libertação que era presidido por Holden Roberto, a antiga UPA (o que para nós nem era novidade..., pois era o movimento dominante da zona) mas também e inexplicavelmente - ainda hoje isso não conseguimos entender... - pela comunidade civil europeia.
O dia 17 de Maio de 1975, há 48 anos, não foi diferente, mas o mesmo dia de muitos anos depois, «ganhou» significados especiais para os Cavaleiros do Norte do BCAV., particularmente os da 1ª. CCAV. (a de Zalala) e da 3ª. CCAV. (a da Fazenda Santa Isabel).
Significados de perda: os das mortes, de que ontem já AQUI falámos, dos furriéis milicianos João Rito, em Ourém e provavelmente assassinado (há 15 anos), e Victor Guedes, que nasceu em 1952 e hoje faria 71 anos. Faleceu a 16 de Abril de 1998, há 25 anos. Ambos hoje recordamos com saudade. 
RIP!!! RIP!!!

Carlos Manuel
V. Quaresma



Quaresma de Aldeia
Viçosa faz 71 anos!


O soldado Carlos Manuel Versos Quaresma, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão José Manuel Fernandes, festeja 71 anos a 18 de Maio de 2023.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, é natural (e lá reside) da freguesia de Ferro (no lugar de Monte Serrano), no concelho da Covilhã, aonde regressou no final da sua comissão militar angolana, ao norte e pelo Uíge - a 10 de Setembro de 1975),
É lá que amanhã, quinta-feira e dia 18 de Maio de 2023, comemora a bonita e septuagenária idade dos 71 anos! É para lá, para a Serra da Estrela e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário