quarta-feira, 31 de maio de 2023

7 185 - A morte de Carlos Baptista: soldado da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel!

O Carlos Carvalho (assinalado) no encontro dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423
que, a 2 de Junho de 2018, organizou na Mealhada
Cavaleiros de Santa Isabel: Raúl, Carlos Carvalho,
Diamantino Tobias e Elvino Romão, em 1974




Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da saudosa Fazenda Santa Isabel do Uíge anfolano do norte, estão de luto pelo prematuro falecimento do combatente Carlos Carvalho.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, Carlos Alberto Baptista de Carvalho também jornadeou pela vila do Quitexe e cidade de Carmona, antes de, a 11 de Setembro de 1975, regressar a Portugal e à sua residência da freguesia de Barcouço, no bairradino município da Mealhada.
Vários anos emigrado em França, atingiu a reforma e regressou aos chãos do seu berço natal, dedicando-se a actividades agrícolas e domésticas. Foi, a 2 de Junho de 2018, o organizador do encontro anual dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel. 
Há dias, nas suas lides agrícolas e quando carregava fardos de palha, caiu e fracturou gravemente a coluna - entre outros ferimentos. Rapidamente evacuado, ficou internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde lhe foram identificadass mais sequelas físicas, que o levaram a uma paragem cardíaca, na passada sexta-feira.

Funeral no Barcouço
da Mealhada !


O Carlos Carvalho, na foto ao lado (em imagem actual) faleceu já no dia 27 de Maio de 2023, o passado sábado, e, no momento em que escrevemos, estava a ser autopsiado na morgue dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Nascido a 15 de Dezembro de 1952, tinha 70 anos e deixa viúva Maria Hermínia Duarte dos Santos Carvalho e duas filhas - Sónia e Emanuela -, os genros Paulo e José e 4 netos: Emmanuel, Thomaz, Lara e Hugo.
O funeral está marcado para hoje, quarta-feira e dia 31 de Maio de 2023, às 18 horas, com cerimónias na Igreja Paroquial de Barcouço, na Mealhada, indo a enterrar no cemitério local.
As nossas condolências, sentidas e solidárias, a toda a famíla enlutada.
RIP!!! 

A viagem para Angola
dos Cavaleiros do Norte
de Zalala!


A 1ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte da Fazenda de Zalala, partiu para Angola a 31 de Maio de 1974, voando ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, para o de  Luanda.
Comandada pelo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias (na foto ao lado), chegou a Zalala no dia 7 de Junho do mesmo ano, por lá se aquartelando até 25 de Dezembro, dia em que rodou para Vista Alegre e Destacamento de Ponte do Dange. E aqui esteve em actividades operacionais até que, a 24 de Abril, foi trans
ferida para o Songo e, mais tarde, a 6 de Junho de 1975, daqui para Carmona.
A capital do Uíge viria a ser aquartelamento para todo o BCAV. 8423 até 4 de Agosto, quando rodou para Luanda e parao Campo Militar do Grafanil: a CCS e a 1ª. CCAV. 8423 no dia 3 de Agosto, em duas levas de um DC2 e dois Nordatlas; a 2ª. CCAV. e a 3ª. CCAV. 8423 no dia 4, na célebre e epopeica coluna do adeus aos chãos do Uíge.

Sem comentários:

Enviar um comentário