domingo, 16 de julho de 2023

7 233 - Os Cavaleiros do Norte especialistas de Operações Especiais - os Rangers do BCAV. 8423!


Os alferes milicianos João Machado (de
vermelho) e António Garcia (camuflado)
Alferes Mário
Jorge Sousa
Alf. Augusto
Rodrigues

A segunda-feira do já bem distante dia 16 de Julho de 1973 - há precisamente 50 anos!!! -, foi tempo para vários futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 se apresentarem no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego.
Há meio século e lá onde iriam frequentar (e frequentaram, com aproveitamento) o 2º.
Os furriéis  «Rangers» Neto,
Viegas e Monteiro, da CCS
curso de Operações Especiais (os Rangers) desse ano militar.
Não se conheciam uns aos outros - menos o Neto e o Viegas, ambos de Águeda e que lá surpreendentemente se acharam - e muito menos imaginavam que a sua futura mobilização para o(s) teatro)s) de guerra africano(s) os iria fazer reencontrar em Santa Margarida, no RC4  e no BCAV. 8423, primeiro, e depois, pelos chãos do Uíge angolano.
Carlos Letras
Manuel Pinto
Recordamos os seus nomes:
- CCS, a Companhia do Quitexe: Alferes miliciano António Garcia (de Carrazeda de Ansiães, falecido a 2 de Novembro de 1979, de acidente) e furriéis milicianos Monteiro (de Marco de Canaveses e agora morador em Paredes), Viegas e Neto (ambos de Águeda).
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Alferes Mário Jorge de Sousa (de Lisboa e falecido, no Porto e de doença, a 26 de Janeiro de 2021) e furriel miliciano Manuel Pinto (de Penafiel e agora morador em Paredes).
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Alferes miliciano João Machado (e Lisboa e a morar na Amadora) e furriel miliciano António Carlos Letras (de Setúbal e a morar em Palmela).
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel: Alferes Augusto Rodrigues (de Vouzela e a residir em Lisboa). 
O furriel miliciano Armindo Reino foi do curso seguinte, do qual foram monitores os furriéis milicianos Monteiro, Viegas e Neto.
O 2º. curso terminou a 29 de Setembro de 1973 e, dos futuros Cavaleiros do Norte, ficaram no CIOE, como instrutores, estes três últimos - então 1ºs. cabos milicianos (Monteiro, Neto e Viegas).
Ornelas Monteiro

Coronel Ornelas Monteiro
faleceu há já 12 anos !


O coronel Ornelas Monteiro faleceu há 12 anos, no dia 16 de Julho de 2011, de doença e em Lisboa.
José Luís Jordão Ornelas Monteiro era major de Cavalaria quando, em finais de 1973, foi mobilizado para Angola, como 2º. comandante do BCAV. 8423. Em vésperas do embarque para Angola, foi requisitado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) e seguiu para Bissau, onde prestou serviço no Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné. Até à independência deste no país de língua oficial portuguesa. 
Faleceu aos 80 anos e hoje o recordamos com saudade! RIP!!

Sem comentários:

Enviar um comentário