sexta-feira, 11 de agosto de 2023

7 259 - Governo de Transição sem... governantes. O espectro da fome na Luanda de 1975!

Os furriéis milicianos Farinhas (que hoje faria 71 anos mas faleceu a 14 de
Julho de 2005, de doença e em Amarante). Neto e Viegas na sanzala Talambanza,
com o inesquecível Agostinho Papelino a «fazer» de engraxador

Furriéis milicianos Aldeagas, Cruz, Graciano e
Nelson Rocha. À frente, de perfil, José Pires (TRMS).
À frente da Casa dos Furriéis, no Quitexe


A segunda-feira de 11 de Agosto de 1975, há 48 anos, foi tempo de, em Lisboa, reunir a Comissão Nacional de Descolonização (CND) para apreciar a situação em Angola - onde ainda jornadeavam os Cavaleiros do Norte, agora como «unidade de reserva» da RMA e aquartelada nas instalações do já extino Batalhão de Intendência de Angola (BIA), o Campo Militar do Grafanil. 
Um tempo, vale a pena recordar, em que o MPLA de Agostino Neto sugeria ir declarar unilateralmente a independência.
As violentas confrontação de dois dias antes (9 de Agosto, sábado) levaram a que fossem evacuados os militares e ministros da FNLA, feita por «tropas portuguesas»
Vasco Vieira de Almeida, ministro da Economia - em representação de Portugal - comentou «não saber» se a evacuação dos ministros «significaria a queda do Governo de Transição».
«Há semanas que não vejo alguns dos meus colegas de Gabinete», disse Vasco Vieira de Almeida, acrescentando que «o meu próprio Ministério, onde tenho Scretários de Estado dos três movimentos, não está a funcionar».
Tempos difíceis se «adivinhavam» para o então futuro próximo da Angola, a (ex)colonia portuguesa que caminhava para a independência!
Furriel J. Farinhas

Furriel Farinhas faria 71
anos! Faleceu em 2005!


O furriel miliciano Joaquim Augusto Loio Farinhas faria hoje 71 anos. Infelizmente, faleceu a 14 de Julho de 2005, de doença e em Amarante.
Sapador de espaciaidade militar e combatente da CCS, deixou o BCAV. 8423 em Março de 1975, por razões de natureza disciplinar. 
Regressou a Portugal em data desconhecida e esteve emigrado nos Estados Unidos. Regressado a Portugal, trabalhou como guarda florestal na sua área natal. É o que dele sabemos, por ele mesmo narrado em 2009, quando o contactámos para o encontro desse ano. Nada queria recordar da tropa.
Foi um bom companheiro da nossa jornada africana do Uíge angolano e hoje, quando faria 71 anos, o recordamos com saudade! 
RIP!!!
Ângelo Teixeira, TRMS
da 3ª. CCAV. 8423

Teixeira, TRMS de Santa
Isabel, festeja 71 anos
em Vila Franca de Xira !


O soldado Ângelo Simões Teixeira, especialista de transmissões e Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, está hoje em festa: comemora 71 anos!
Combatente da subunidade da Fazenda Santa Isabel, comandada pelo capitão José Palo Fernandes, também jornadeou pela vila do Quitexe e na cidade de Carmona, terras do uíjano norte de Angola.
O Teixeira é natural de Amoreira Cimeira, povoação da freguesia de Portela do Fogo, no concelho de Pampilhosa da Serra, e lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Actualmente e desde há muito anos, está estabelecido e reside em Vila Franca de Xira, onde é empresário comercial do sector do calçado. 
É para lá vai e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!
A Irmã Maria Augusta
Capela com Ricardo, o
filho do alferes Cruz


Sem comentários:

Enviar um comentário