sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

7 366 - Apontadores de morteiros nomeados para «servir no ultramar» e para o BCAV. 8423!

A vila do Quitexe, a 24 de Setembro de 2019, há um pouco mais de 4 anos e quando por lá passou o furriel Viegas da
CCS: a Igreja de Santa Maria de Deus, ao fundo, e, do lado direito, o espaço onde era o quartel do BCAV. 8423
 Os pavilhões são de uma escola púbica e estão onde era o balneário militar

O espaço do quartel, à esquerda, visto do lado do adro da Igreja do
Quitexe. Junto à vedação, de paus, ficavam as casernas do PELREC
e do Pelotão de Sapadores

A 23 de Fevereiro de 1974, um sábado para domingo de há 50 anos e pouco depois das 11 horas de noite, apresentaram-se no RC4 vários militares, todos apontadores de morteiros e para as várias companhias operacionais dos futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. 
Os atiradores de Cavalaria já 
As casernas, em 1974 e vistas do lado do adro da Igreja.
Comparar com a imagem de cima. O separador da avenida
ainda é o mesmo. Ao fundo, em cima, a Admnistração
Civil do Quitexe (que também é a mesma)
tinham acabado a recruta e começavam a chegar vários especialistas, todos eles oriundos do Regimento de Infantaria nº. 11 (RI 11), de Setúbal, por «terem sido nomeados para servir o ultramar, com destino ao BCAV. 8423».
Os seguintes e para as seguintes companhias operacionais:
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias: Manuel de Almeida Novo (1º. cabo, natural de Calde, em Viseu), José António Tavares de Sousa (de Pedras Novas, Leça da Palmeira, em Matosinhos) e Manuel Joaquim Vilaça da Silva (da Barroca, em Ouriz, Vila Nova de Famalicão).
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz: Adelino Augusto Ferreira do Couto (de Lousada, em Vila Nova de Famalicão) e António Manuel Magalhães Macedo (de Cimo de Vila, em Penafiel).
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes: José Agostinho da Silva Ferreira (1º. cabo, de Vila Chã, freguesia de Santo Estevão de Briteiros, concelho de Guimarães), Fernando da Silva Oliveira (de Sub-Estrada, em Nespereira, também em Guimarães) e António Moreira de Carvalho (do lugar de Teixogueira, freguesia de Milagres, em Leiria).
Aurélio Júnior
em 2018/2019

Aurélio, on Barbeiro da CCS, 
faz 72 anos em Pias de
Ferreira do Zêzere !

O soldado Aurélio da Conceição Godinho Júnior foi Cavaleiro do Norte do PELREC e hoje, a sexta-feira do dia 23 de Fevereiro de 2024, festeja 72 anos, em Pias, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, foi combatente da CCS do BCAV. 8423 e «acumulou» a tarefa com as funções de barbeiro. Daí, por lá ser popularizado como... Barbeiro. Ainda hoje e certamente para sempre.
Concluída a sua jornada africana do norte uíjano de Angola, regressou a Portugal e ao lugar do Telheiro, em Pias, a 8 de Setembro de 1975. Ali casou, foi pai, enviuvou e casou em segundas núpcias. É empresário do sector dos electrodomésticos, electricidade e energias alternativas, entre outras actividades que o tornaram gente maior entre as suas gentes ferreirenses.
O nosso Barbeiro é um grande entusiasta dos encontros da CCS (co-
organizou o de 2010, em Ferreir d Zêzere) e está de boa saúde, como há momentos nos disse, via telemóvel. Parabéns pelos 72 anos que hoje comemora!

Sem comentários:

Enviar um comentário