sábado, 16 de março de 2024

7 388 - Há 50 anos: A chegada de especialistas «auto-mecânicos» para o BCAV. 8423 !

Cavaleiros do Norte da CCS a preparar o «assalto» a Tomar, para festejar 50 anos da partida para
 Angola: 1º. cabo Miguel Teixeira, soldado clarim José Caetano, 1º. cabo Coelho (Buraquinho) e o
soldado condutor Joaquim Celestino. Todos muito bem «prevenidos»...
Parque-auto da CCS: condutor Miguel (?), 1ºs. cabos
Malheiro (com o filho do alferes Cruz ao colo) e 
Monteiro (Gasolinas) e soldado Farinhas



O encontro da CCS do BCAV. 8423 é a 8 de Junho de 2024, em Tomar, mas, co,mo gente prevenida e «prudentemente»..., alguns Cavaleiros do Norte já preparam a «operação».
O 1º. cabo Miguel Soares Teixeira «explicou», assim como não quer a coisa, que o encontro de anteontem e num bom restaurante da zona do Porto, foi para «meter a conversa em dia», mas já todos sabemos como é. Como estas coisas são e como «mais vale prevemir que remediar»...
E fazem muito bem! Ele, o clarim José António Cardoso Caetano, o 1º. cabo Alfredo Rodrogo Ferreira Coelho (o inimitável Buraquinho e o condutor Joaquim Celestino Gomemes da Silva- como bem se pode ver na imagem!
Há precisamente 50 anos, todavia, a vida era outra, mais expectante... e ansiosa, e, no Destacamento do RC4, em Santa Margarida, continuavam a apresentar-se mais especialistas para a jornada africana do norte de Angola.
A Ordem de Serviço nº. 60/74 do BCAV. 8423,
com
apresentações de vários mecânicos-auto 

Especialistas «auto»
para o BCAV. 8423 !

Os especialistas da área da mecânica-auto chegaram a Santa Margarida de Coutada, ao Regimento de Cavalaria nº. 4 (o  RC4) e ao BCAV. 8423, na sexta-feira de 1 de Março de 1974.
Há 50 anos!!!!
A apresentação, porém, só foi oficializada pela Ordem de Swerviço nº. 60, de 13 do mesmo mês. Era assim a burocraca do tempo.
Todos eles rodavam da Escola Prática de Serviço de Material (EPSM), em Sacavém, e foram os seguintes, para as Companhias indicadas:
Dorindo Santos
1º. cabo de Zalala
José Frangãos, o
1º. cabo Cuba


CCS, a Companhia
do Quitexe!

José das Dores Caeiro dos Frangãos, o Cuba, 1º. cabo mecânico-auto, natural e residente em Cuba (Alentejo). Lá continua a viver, ja aposentado mas continuando a promover eventos 
- Rafael Serra Farinha, 1º. cabo mecânico-auto, da Serra da Luz, no município de Odivelas - onde ainda reside e onde tem uma oficina dedicada ao sector automóvel, em que também trabalha na área comercial (de usados).

1ª. CCAV. 8423, 
a de Zalala!

- Dorindo Santos, 1º. cabo mecânico-auto. Natural e residente em Ílhavo! Profissionalmemte, trabalhou no Grupo Vista Alegre e já está aposentado.
- António Filipe Louro Lucas, soldado mecânico-auto, natural de Cardosas, em Arruda dos Vinhos, e morador em Castanheira do Ribatejo, minicípio de Vila Franca de Xira.
- Justino da Silva Azevedo, soldado mecânico-auto, de Farilhe, freguesia de Candelo, em Vila do Conde.
João Teodósio


2ª. CCAV. 8423, a
de Aldeia Viçosa!

-  João Francisco Ribas Teodósio, 1º. cabo mecânico-auto. É natural e residente em Almeirim. Mora agora na Rua dos Aliados, desta vila, e festejará 72 anos a 1 de Junho de 2024.
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel: José Maria da Costa Carrilho, 1º. cabo mecânico-auto. É natural de S. João Baptista, em Campo Maior.
José Carrilho,
1º. cabo de SI

Tomaz de Santa Isabel
faria hoje 72 anos !


O soldado António Francisco Tomaz, combatente dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, faria hoje 72 anos.
Infelizmente, faleceu em 1983, já lã vão 41 anos!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e natural de Termas do Vimeiro, da freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, lá voltou a 11 de Setembro de 1975 - no final da sua jornada angolana por terras do Uíge. 
Sabemos que faleceu a 1 de Janeiro de 1983, aos 32 anos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!

Cozinheiro Baião da CCS
faz 72 anos em Mira !

O soldado Antero Lourenço Baião foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 16 de Março de 2024. Hoje!
Cozinheiro de especialidade militar, é natural de Ermidas de Mira, em Mira, e foi desmobilizado em Novembro de 1974, por razões doença - tendo regressado a Portugal e à sua natal terra de Mira.
Sabemos que mora nas Ermidas, por informaçao do sapador Albino Marques Dias, soldado sapador que é de Oliveira de Azeméis e também de Angola veio evacuado. 
Com o Baião falámos há pouco mais de um ano e muito brevemente, via telefone, e por esta via agora, e hoje, lhe renovamos o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário