João Rito, furriel mil. da 1ª. CCAV. 8423 |
Os dias 5 a 11 de Maio nas
- DIA 5, FURRIEL
JOÃO RITO FARIA 72 ANOS: O furriel miliciano João Correia Marques Rito foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 e faria hoje 72 anos.. Tragicamente, faleceu a 17 de Maio de 2008, dians antes de fazer 56 anos.
Apresentou-se em Zalala em Dezembro de 1974 e para substituir o furriel Fernando Mota Viana. Era natural de Freixianda, freguesia de (Vila Nova de) Ourém e, sempre solteiro, trabalhou na área da extracção de resinas. Apareceu morto, numa estrada da região e por razões desconhecidas e nunca esclarecidas - apesar das investigações pliciais realizadas.
Alberto Marques |
CABO OPERADOR-CRIPTO
FESTEJA 72 ANOS: O 1º. cabo Alberto Jorge de Oliveira Marques, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 71 anos a 5 de Maio de 2024.
72 ANOS: O atirador de Cavalaria João Francico da Silva Inácio foi 1º. cabo da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 7 de Maio de 2024.
Há precisamente 50 anos.
António Maria Verdelho da Silva Lopes foi da CCS e é natural de Vendas Novas. Fez carreira na Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) e, já aposentado, mora na sua cidade natal mas divide o seu tempo com a Madeira, onde se fixou a filha e família.
Ângelo Tuna Rabiço é natural de Mascozelo, freguesia de Campeã, de Vila Real, e integrou a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel - depois também jornadeando pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e, profissionalmente, foi professor primário, agora já aposentado. Mora em Guimarães.
O dia 11 de Maio foi o de nascimento de meia-dúzia de Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: o capitão miliciano Castro Dias, o padre/dr. Albino Capela, o furriel Freitas Ferreira e os soldados Marques, Fernandes, Guerreiro e Caetano.
O mesmo dia de há 50 anos, muito pouco depois do histórico 25 de Abril de 1974, foi um sábado e o primeiro dos últimos dias de férias de pré-embarque para Angola, imediatamente após a IAO de Santa Margarida.
COMANDANTE DA 1ª. CCAV.
8423, A DE ZALALA, 78 ANOS!
Davide de Oliveira Castro Dias foi capitão miliciano de Infantaria e comandante da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala, depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Ao tempo da sua jornada africana do norte de Angola, era morador em Rio Tinto, nos arredores do Porto - de onde é natural e lá regressou a 9 de Setembro de 1975.
António Albino Vieira Martins Capela, sacerdote da Ordem dos Padres Menores Capuchinhos, era o responsável pela Missão do Quitexe - onde há 50 anos já se encontrava.
José Maria Freitas Ferreira, furriel miliciano atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz.
A 1 de Julho de 1974, sofreu um acidente de viação quando, no decorrer de um patrulhamento, se despistou um Unimog numa curva do Quibaxe (para a fazenda Maria Fernanda), caindo ele e o condutor por uma ravina. Os ferimentos sofridos foram de tal ordem que foi reclassificado como amanuense e colocado em Luanda.
4 - JOSÉ GUERREIRO,
Tinha-se apresentado no no RC4 a 8 de Maio de 1974 «por ter aceite a troca de mobilização» com o soldado
5 - JOSÉ CAETANO,
J. Galvão Fernandes |
6 - JAIME FERNANDES,
Desconhece-se a data do seu regresso a Portugal, sendo certo que o seu nome não consta a lista desta CCAV. dos Cavaleiros do Norte que voltou no dia 9 de Setembro de 1975, no final da jornada africana dos comandados do capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias.
O furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), também de Zalala, informou-nos que mora(rá) em Odivelas, na Grande Lisboa.
O soldado clarim João Nunes Marques foi militar da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e hoje faria 72 anos. Infelizmente, faleceu a 20 de Dezembro de 2009.
Natural de Vale de Coelheiro, freguesia de Santo André dos Toseiros, do município de Castelo Branco, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Não sabemos a razão da sua morte, mas hoje o recordamos com saudade! RIP!
Sem comentários:
Enviar um comentário