domingo, 13 de outubro de 2024

Os dias 13 a 19 de Outubro na memória e história do Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!




Os dias 13 a 19 de Outubro na
memória e história do Cavaleiros
do Norte do BCAV. 8423!


Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423: Moura, Silva
(Montalagre e/ou Mamarracho) e Pereira. À frente, o
 1º. cabo Dorindo e o  furriel M. Dinis (f. a 10/19/2011)


DIA 13

Silva, o Montalegre, e/ou o
Mamarracho, faria 72 anos!
Faleceu há 29 anos!

O soldado Fernando Alves da Silva foi condutor-auto de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Maria João, a de Zalala e do capitão  miliciano Davide Castro Dias.
Hoje faria hoje 72 anos, dia 13 de Outubro de 2024, mas, infelizmente, faleceu há um pouco mais de 28 anos, a 27 de Julho de 1995.
Natural de Montalegre e por este nome conhecido (e também por Mamarracho, vá lá saber-se porquê...), lá voltou a 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra de Vilar de Perdizes - naquele município transmontano. Nada mais sabemos dele, a não ser, por informação do furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), que já faleceu, naquela data desconhecendo nós o motivo do infausto acontecimento.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
O 1º. cabo Vasco Vieira


Vasco Vieira, 1º. cabo da
CCS, festeja 72 anos em
Lavra de Matosinhos!

O 1º. cabo Vasco Araújo Soares Vieira foi escriturário da secretaria da CCS do BCAV. 8423 e comemora 72 anos a 13 de Outubro de 2024. Amanhã!
O Vasquinho, como era popularmente conhecido na guarnição quitexana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, é natural da cidade do Porto (da Rua Soares de Passos, em Massarelos) e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, quando terminou a sua jornada militar por terras do Uíge angolano.
Também passou por Carmona e, fixado no Porto, lá viveu e lá trabalhou (na área comercial), também passando pela Rua do Lidador.
Agora já aposentado, reside na Travessa do Areal, em Lavra, freguesia de Matosinhos. É para lá e para ele que vai o nosso forte abraço de parabéns pelos 72 anos que hoje festejará!
José A. da Liça

José da Liça, atirador 
de Zalala, festeja 72 anos 
em Viana do Castelo!

O soldado José Afonso da Liça foi atirador de Cavalaria da 1º. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 13 de Outubro de 2024. Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Zalala,  também passou por Vista Alegre / Destacamento de Ponte do Dange, pelo Songo e por Carmona. Terá regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, mas o seu nome não consta da lista de embarque desta subunidade do BCAV. 8423.
Sabemos, porém, que mora em Viana do Castelo, onde trabalhou (como empresário) na área retalhista de congelados, e com estabelecimento no nº. 19 da Rua do Mercado.
É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Civil europeu morto numa emboscada nos arredores
da vila do Quitexe, na ZA do BCAV. 8423

DIA 14

Emboscada e morte 
de fazendeiro europeu
nas matas do Uíge!

A segunda-feira de 14 de Outubro de 1974, hoje se fazem 50 anos, foi dia em que «um grupo IN realizou uma emboscada a uma viatura civil, com êxito da sua parte, pois que obteve dois mortos civis europeu»
Emboscada que ocorreu entre as Fazendas Alegria II e Ana Maria, que «situam-se mesmo no limite do Subsector» dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. Ataque que aconteceu precisamente na véspera da declaração não oficial de cessar-fogo, da parte da FNLA - marcado para o dia 15 de Outubro de 1974.
«Terá sido uma acção esporádica», de acordo com o livro «História da Unidade», admitindo até, porém, que «poderá mesmo ser um ajuste de contas, mas o facto é que foi mais uma acção, que veio pôr de sobreaviso para a possibilidade de desrespeito à ordem recebida» - o muito expectado e mais desejado cessar-fogo.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, por esse tempo, andavam muito avisados e ainda mais aprudentados e continuavam nas patrulhas e nas escoltas das estradas e itinerários do Uíge - mesmo depois de se conhecer a intenção de cessar fogo, anunciada pela FNLA e que, oficialmente, se soube no Quitexe  para o Sgo
Joaquim Silva,
o Ciclista

Joaquim Silva, o Ciclista
de Zalala, festeja 72 anos
em Gondomar !

O soldado Joaquim Carlos da Costa e Silva, o Ciclista da 1ª. CCAV. 8423, foi condutor-auto de especialidade militar e está em festa no dia 14 de Outubro de 2024, dia em que comemora 72 anos!
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala - e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e de Carmona -, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a S. Cosme, em Gondomar. Foi ciclista profissional e correu 4 Voltas a Portugal, representando o Coimbrões/Fagor (em 1978), a Manufacturas Olimpo (em 1979) e o Coimbrões (em 1980 e 1981), neste caso ficando em 24º. lugar e sendo, com Benedito Ferreira, os dois únicos da equipa a terminar a Volta.
Reformado do sector da ourivesaria, profissão que abraçou por muitos e muitos anos, é frequentador dos encontros dos «zalalas» e mora em S. Cosme, freguesia do município de Gondomar, para onde «corre», em franca e saudável pista de amizade, o nosso abraço de parabéns!
O PELREC para mais um patrulhamento, há 50
anos: alferes João Sampaio (de oficial de dia) e 
António Garcia e o furriel Viegas


DIA 15

Patrulhamentos no 
Uíge e cessar-fogo da
FNLA! 


A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), liderada por Holden Roberto e um dos três movimentos independentistas de Angola, confirmou o seu cessar-fogo a 15 de Outubro de 1974.
Hoje, precisamente, se fazem 50 anos!!!
O dia foi também tempo para mais um patrulhamento do PELREC da CCS do BCAV. 8423, que, ao alvorecer e comandado pelo alferes miliciano António Garcia (ver foto ao lado), galgou, em alerta permanente e olhos e ouvidos bem abertos, pelos itinerários da sua zona de acção.
Ora em picadas onde se semeavam medos e os perigos eram sempe iminentes, ora em zonas de asfalto (pela Estrada do Café fora, nalguns casos até ao Piri) - envolvendo as guarnições de Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano José Manuel Cruz) e de Vista Alegre/Ponte do Dange (a CCAÇ. 4245, do capitão miliciano Ramiro Corte Real e adid aos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423).
O aquartelamento do BCAV. 8423 no
Quitexe e visto do adro da Igreja


DIA 16

Contra-subversão e 
patrulhamentos na
Estrada do Café, até
ao Puri e Quibaxe!

A Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe reuniu a 16 de Outubro de 1974, há 50 anos, para analisar a situação politica e militar, numa altura em que se fazia véspera do anunciado cessar-fogo por parte da FNLA.
Repetia-se a reunião do dia 3 e, nesse mês, ainda se realizaria uma terceira - no dia 30.
O tempo angolano era de muitas esperanças e algumas dúvidas. Por um lado, expectava-se a evolução do cessar-fogo da FNLA - o movimento de Holden Roberto. O que era bom, muito bom mesmo..., pois iria suscitar a retração do nosso dispositivo militar. Por outro, isso em nada iria «mudar a vida operacional» dos Cavaleiros do Norte, já que «continuava a caracterizar-se como intensa», nomeadamente no que tinha a ver com «os continuados patrulhamentos, orientados para a obtenção da liberdade de movimentos» nos itinerários terrestres e em particular na Estrada do Café - a que liga Luanda a Carmona e passava por localidades onde se aquartelava o BCAV. 8423: Destacamento de Ponte do Dange, Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Quitexe. Por vezes chegando ao Puri e a Quibaxe.
O que nada fácil era e, valha verdade, exigia dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 muito esforço físico e psicológico. Apesar da tranquilidade operacional que se sentia. Mas nunca fiando!
Era, ha 50 aos, a vida dos Cavaleiros do Norte!


DIA 17
Fialho Panasco,
1º. sargento


Fialho Panasco, 1º. sargento 
de Zalala, faria hoje 88 anos!
Faleceu em 2005!

O 1º. sargento Alxandre Joaquim Fialho Panasco foi chefe da secretaria da 1ª. CCAV . 8423, a da Fazenda de Zalala, e faria hoje 88 anos.
Infelizmente, faleceu há já 19, a 22 de Junho de 2005 e vítima de doença cancerosa.
O 1º. sargento Fialho, como era conhecido por terras de Angola, foi louvado pelo comandante Almeida e Brito, por ter sido «excelente auxiliar da administração da Companhia, superando todas as dificuldades», nomeadamente aquando das «diversas rotações da Unidade». De Zalala para Vista Alegre, daqui para o Songo e depois para Carmona, antes de Luanda.
«Disciplinado, de trato correcto, de elevado sentido de colaboração, vincada lealdade para o comando que serviu, deve considerar-se ser este militar digo do conceito em que do antecedente era tido e que agora novamente confirmou», sublinha o louvor, acrescentando que «se cotou como precioso auxiliar e conselheiro do seu comandante de Companhia» - que era o capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias. Motivos que, considerou o comandante Almeida e Brito, «levam a garantir a sua eficiência em qualquer outra situação militar que viva e que o torna merecedor do presente louvor».
Vítima de doença cancerosa, faleceu a 22 de Junho de 2005, aos 70 anos e em Carnaxide, onde residia. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

Fernando Lopes foi
cozinheiro de Zalala
A morte do cozinheiro 
Fernando Lopes, soldado 
dos Cavaleiros do Norte 
de Zalala !

O soldado Fernando Manuel da Conceição Lopes foi cozinheiro da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, nasceu a 17 de Outubro de 1953 e faleceu a 12 de Julho de 1983.
Há 41 anos, ainda não tinha 30. Ainda muito novo.
Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, também, no âmbito da sua jornada africana do nortenho Uíge de Angola, por longos 15 meses, passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e por Carmona. 
Era natural da Póvoa do Forno, lugar da freguesia do Troviscal, no concelho de Oliveira do Bairro, em pleno coração da Bairrada - onde nasceu a 17 de Outubro de 1953 e onde voltou a 9 de Setembro de 1975.
Solteiro e sem filhos, trabalhava na Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Oliveira do Bairro e faleceu, vítima de acidente, quando seguia numa motorizada para o local de trabalho e embateu com uma carrinha.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

O casamento de Mira e do
alferes Carlos Almeida e Silva

DIA 18

Alferes Carlos Silva
voltou a Luanda para
casar com Belmira! 

O alferes miliciano Carlos Almeida Silva foi oficial da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e é Cavaleiro do Norte protagonista principal de um verdadeiro romance de amor, com data apontada a 18 de Outubro de 1975.
Na verdade, este dia de há 49 anos foi tempo feliz do seu casamento em Luanda com a sua amada Belmira, dando corpo a a conhecimento já maduro, uma paixão que cresceu desde as suas adolescências de Tomar.
Carlos Almeida Silva regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da jornada africana do Uíge angolano, mas rapidamente voltou para os braços da sua paixão maior e para o «sim» que, 49 anos depois, ainda (e sempre) os trazem presos e grávidos desse amor eterno, jurado no altar de Luanda.
«O meu coração ficou em Luanda! E naquele tempo, com tanta confusão a nível de guerra (guerrilha) por lá, a minha partida não foi fácil e já fazia contas ao regresso a Angola, o que aconteceu logo após a minha passagem à disponibilidade, a 26 de Setembro», contou-nos, há já alguns anos em 2012.
Hoje, precisamente, dia em que festeja mais um ano dessa data mágica e de romance, por isso mesmo, aqui estamos a dar os parabéns pelo enlace que os envolve(u) e lhes enovelou as almas. Até aos dias de hoje!
Furriel Francisco Bento


Furriel Bento da CCS
festeja 72 anos entre a
França e Portugal!


O furriel miliciano Francisco Manuel Gonçalves Bento foi Cavaleiro do Norte  da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 18 de Outubro de 2024. 
Especialista em Reconhecimento, Informações e Operações, trabalhou nos Gabinetes de Operações do Quitexe e de Carmona e regressou a Portugal (com o seu inesquecível papagaio) a 8 de Setembro de 1975. A Santo André, no Barreiro - onde residia na altura.
Emigrou e, actualmente, divide-se entre França (onde fez vida profissional) e Portugal, entre os afectos da família e dos amigos, já gozando a sua reforma profissional.
Ao fim de 44 anos de ausência, foi, de braço dado à sua amada Cecília, conviva muito animado e feliz, muito especial e surpreendente do encontro de 2019, em Rans (Penafiel) - o seu primeiro, depois do regresso de Angola.
Parabéns pelos 72 anos!
O casal Carvalho

Carvalho, atirador de 
Santa Isabel, festeja 72
anos na Irlanda do Norte !

O soldado Armando Moreira de Carvalho foi atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 72 anos 18 de Outubro de 2023.
Cavaleiro do Norte natural de Teixogueira, lugar da freguesia de Milagres, no município de Leiria, lá regressou a 11 de Setembro de 1975 e por lá fez vida - mais tarde morando na Bidoeira de Cima, mesmo ao lado.
A emigração levou-o, aos 50 anos (já em 2002) para terras do Reino Unido (na Irlanda do Norte), onde continuou a sua vida profissional e onde continua a morar, agora já aposentado - desde 2017. 
É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!



Azevedo, 1º. cabo da 2ª.
CCAV. 8423, festeja 72
anos em Águas Santas!
João Azevedo,
1º. cabo de AV

O 1º. cabo João Azevedo foi apontador de morteiros de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
João Francisco da Silva Rocha Azevedo e a sua subunidade ainda passaram por Carmona (e pelo BC 12) e regressaram a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola, por terras do Uíge.
Fixou-se em Ramalde, no Porto - onde ao tempo morava - e actualmente reside em Águas Santas, na Maia, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Rodolfo Tomás, 1º. cabo
da CCS e em 1974/75

DIA 19

Rodolfo Tomás, 1º. cabo 
da CCS, festeja 72 anos
em Lousada !

O 1º. cabo Rodolfo Hernâni Tavares Tomás foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 19 de Outubro de 2024.
Hoje mesmo!
Natura de Cedofeita, na cidade do Porto, foi rádio-montador de especialidade militar e louvado pelo comandante Almeida e Brito, por ser «militar disciplinado, correcto e inexcedível no zelo e eficiência postos no trabalho».
Trabalhou na Secção de Reabastecimentos e, sublinha o louvor, «dedicou todo o seu esforço na aprendizagem dessa missão, vindo a desempenhá-la com competência», acumulando-a com os serviços da sua especialidade técnica e «não se poupando a esforços nem a horários para solucionar avarias do material, chegando mesmo a colaborar em serviços de interesse público, de âmbito não militar, quer no Quitexe quer em Carmona». 
O louvor sublinha também que foi «militar excepcionalmente bem educado e bom camarada», um Cavaleiro do Norte que «granjeou a estima dos seus superiores e camaradas».
O Tomás vive em Lousada, recuperando de alguns problemas de saúde, e participou no encontro de 2024, em Tomar.
Grande e forte abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário