domingo, 31 de agosto de 2025

O Zambujo foiTRMS da CCS e festeja 73 anos em Sines !

Humberto Zambujo


O soldado Humberto Mora Zambujo foi rádio-telegrafista de especialidade do BCAV. 8423 e festeja 73 anos a 1 de Setembro de 2025. Amanhã!
Cavaleiro do Norte da CCS, começou na vila do Quitexe a sua (e nossa) jornada africana do uíjano norte angolano, continuando-a em Carmona (no BC12) e, finalmente, no Campo Militar do Grafanil - ns arredores de Luanda e antes do regresso a Lisboa.
Além dos serviços da sua especialidade militar, a sua comissão por terras do Uíge angolano foi marcada pela colaboração que prestou ao jornal que, já em Carmona, assinalou o primeiro aniversário da chegada do BCAV. 8423 a Angola. Foi o responsável pela ilustração e também colaborou em escrita.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, a Sines, onde ainda actualmente mora e onde é prestigiado empresário do sector dos recursos humanos.
Parabéns!!

- Há 50 anos: A evacuação de Rogério Raposo, das TRMS de Zalala!

 


Rogério Raposo

O soldado Rogério Silvestre Raposo foi especialista de transmissões do BCAV. 8423 e foi evacuado do Hospital Militar de Luanda para Lisboa a 31 de Agosto de 1975.
Há 50 anos!
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, jornadeou pela mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, seguindo-se a vila de Vista Alegre/Ponte do Dange e Songo, antes de Carmona e depois do Campo Militar do Grafanil.
Tinha sido internado no Hospital Militar de Luanda «com problemas nas pernas».
Antecipou-se por uma semana ao regresso dos Cavaleiros do Norte (a 1ª. CCAV. voltou a 9 de Setembro) e logo pôde reencontrar a filha Ana, que deixara bebé. Morava nas bandas de Sintra e ainda teve um casal de gémeos (o Ludjero e a Marisa, que viria a ser tenente da Força Aérea), tendo voltado a Angola para trabalhar como carpinteiro numa firma angolana de empresários portugueses. Já há vários anos que voltou a Portugal e de vez!

sábado, 30 de agosto de 2025

Atirador Carlos Mendes de Zalala festeja 73 anos em Odivelas!

Carlos Mendes




O soldado Carlos Alberto Lopes Fernandes Mendes foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a companhia de Zalala, e festeja 73 anos a 30 de Agosto de 2025.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, também passou pelos aquartelamentos de Vista Alegre / Ponte do Dange, do Songo e de Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão militar do norte de Angola.
Regressou a Quartos, povoação da freguesia de Álvaro, no município de Oleiros e de onde é natural.
Mais tarde, mudou-se para a Grande Lisboa, mora actualmente em Odivelas e por lá foi estivador de profissão.
O nosso abraço de parabéns!

A furriel Américo Rodrigues da Zalala faleceu há 7anos!

Furriel Américo Rodrigues


O furriel miliciano Américo Joaquim da Silva Rodrigues foi atirador de Cavalaria e combatente da 1ª. CCAV. 8423. Faleceu há 7 anos, no dia 30 de Agosto de 2018 e vítima de doença.
Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda de Zalala, também jornmadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, por lá se notabilizando  como gestor da vagomestria, função que assumiu de «maneira eficiente e dedicada», como se lê no louvor do comandante do BCAV. 8423, apesar de serem «funções que estavam fora da sua especialidade, mas para as quais houve que ser nomeado».
O louvor foi publicado na OS nº. 165 e precisa que o furriel Rodrigues «impôs-se à consideração da subunidade, o que leva a afirmar ter sido preciosa a sua colaboração, pelo muito que contribuiu para facilitar a acção do comando» - a do capitão miliciano Castro Dias.
«Apreciado pela colaboração prestada aos seus superiores, não é menos verdade que de igual modo viu os seus serviços serem sempre desejados e compreendidos pelos seus subordinados, razões estas que, na mais elementar justiça, conduzem a público apreço das suas actividades militares», conclui o louvor do comando do BCAV. 8423.
Companheiro maior da jornada africana do Uíge angolano, foi dinamizador permanente e activo dos vários encontros anuais da 1ª. CCAV. 8423. Sempre colaborante, amigo e camarada!
Hoje, aqui e sempre, o recordamos com saudade. RIP!!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Tarciso Rebelo de Zalala faria 73 anos! Faleceu em Novembro de 2021!

Tarciso Rebelo



O soldado Tarciso Manuel da Costa Rebelo foi combatente da 1ª. CCAV. 8423 e faria 73 anos no dia 28 de Agosto de 2025.
Faleceu a 7 de Novembro de 2021.
Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda de Zalala, apresentara-se no RC4 a 26 de Feverero de 1974, rodando do RI 18 (de Viseu) e foi condutor-auto de especialidade militar. Também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Era natural de Arcos de Valdevez, onde regressou a 9 de Setembro de 1975 - no final da sua comissão em Angola.
Fez a sua vida pessoal e profissional pelo Alto Minho e faleceu a 7 de Novembro de 2021, aos 69 anos, estando sepultado no Cemitério Municipal de S. Bento, em Arcos de Valdezes.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Brito de Santa Isabel festeja 74 anos em Lisboa!

Chegada dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423
à Fazenda Santa Isabel, a 11 de Junho de 1974



António Joaquim Faria Bacelar de Brito foi soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423 e está amanhã em festa: comemora 74 anos.
O Brito tem história curiosa, enquanto Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, pois «(...) passa(ou) à situação de desertor» a 8 de Março de 1974, porque, segundo a Ordem de Serviço nº. 60 do RC4 (da véspera) «se encontra(va) na situação de ausência ilegítima sem licença desde 28 de Fevereiro de 1974».
O que se passou, entretanto, não sabemos, mas o o certo é que embarcou para Angola a 5 de Junho desse ano e de lá regressou a 11 de Setembro de 1975 - ao Pátio da Torrinha, em Lisboa (na Avenida 24 de Junho). 
Mora(rá) agora nas Mercês (na Rua Cruz de Morais) e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Os 73 anos do furriel Manuel Machado!

O furriel Manuel Machado,
entre o 1º. cabo D. Teixeira
e o soldado Albino Dias
(em 2019)



O furriel miliciano Manuel Afonso Machado foi mecânico de armamento e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423. Festeja 73 anos a 28 de Agosto de 2025.
Jornadeou pelo Quitexe e por Carmona e foi louvado pelo «zelo e aptidão» com que desempenhou as suas funções, para além de ser «militar correcto, disciplinado e disciplinador, colaborando em todos os serviços que lhe foram pedidos e granjeando a estima dos seus superiores, camaradas e inferiores».
Profissionalmente, foi quadro superior da EDP, agora já aposentado, é doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, desde Dezembro de 2014. Também tem o grau de mestre pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), do qual é docente convidado, e licenciado em Contabilidade, pós-graduado em Higiene e Segurança do Trabalho, especialista em Gestão de Empresas Profissionalmente. 
É também Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho, acreditado pela Autoridade das Condições de Trabalho (ACT).
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 à sua terra e Covelo do Gerez, em Montalegre. Desde há bons anos que mora na cidade de Braga e lá organizou o encontro da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 de 2022.
Ainda este ano estava «prás curvas» no enconto de Ferreira do Zêzere e també, em 2024, em Tomar. 
Parabéns e grande abraço, amigo Machado!

O Vilaça de Zalala festeja 73 anos em VN de Famalicão !


Manuel Vilaça,
apontador de 

morteiros de Zalala

O soldado Manuel Joaquim Vilaça da Silva foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica e saudosa Fazenda de Zalala, e festeja 69 anos a 29 de Agosto de 2025.
Amanhã!
Apontador de morteiros de especialidade militar, integrou o grupo de combate comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa e também passou por Vista Alegre / Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua natal Barroca, povoação da freguesia de Outriz, em Vila Nova de Famalicão.
É lá continua a morar, agora já aposentado, e é animado  frequentador dos vários encontros (anuais) dos «zalalas» do capitão miliciano Davide Castro Dias. Para lá e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Costa, o Alfama de Zalala, faria 73 anos. Morreu em 2015!

  o nosso abraço de parabéns! 

Carlos Costa, de
Zalala, o Alfama

O soldado Carlos Alberto dos Santos Costa, da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, faria 73 anos amanhã, dia 29 de Agosto de 2020. Infelizmente, faleceu a 24 de Abril de 2015.
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e depois de Vista Aegre/ Ponte do Dange, Songo e Carmona, foi especialista de transmissões e por lá era conhecido e muito mais popularizado como Alfama - por ser natural da lisboeta Alfama. 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua casa da avenida 24 de Julho, na freguesia de Santos, em Lisboa.
O pouco que sabemos dele é de informação do furriel João Dias, seu superior hierárquico por terras angolanas: vivia em Azeitão, no concelho de Setúbal, onde faleceu há pouco mais de 10 anos. Supostamente, de doença.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Amaral foi sapador da CCS e faz 73 anos em Lordelo do Douro !

António Amaral



O soldado sapador Amaral foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 73 anos a 28 de Agosto de 2025. Amanhã!
António José da Silva Amaral, de seu nome completo, jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona (no BC12), integrando o pelotão comandado pelo alferes miiciano Jaime Ribeiro e com os furriéis Luís Mosteias, Joaquim Farinhas (os dois já falecidos) e Cândido Pires.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana pelos chãos do nortenho Uíge angolano, e à sua residência da Foz do Douro, na cidade do Porto.
Profissionalmente, trabalhou na área da construção civil e, já aposentado, mora agora no Bairro Nuno Pinheiro Torres, em Lordelo do Ouro.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!!!

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Os 73 anos do 1º. cabo Jorge Silva da 1ª. CCAV. 8423!

O 1º. cabo Jorge Silva
e o alferes Mário Sousa



O 1º. cabo Jorge Manuel da Silva foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, e festeja 73 anos a 29 de Agosto de 2025.
Rádio-telegrafista de especialidade militar, também jornadeou por Vista Alegre / Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975. Fixou-se no lugar de  Corvo, freguesia de Carquerê, em Resende, de onde é natural.
A vida «mobilizou-o» mais tarde paraa cidade de Lisboa onde, por mais de 30 anos, foi recepcionista-chefe da Messe de Sargentos, na Rua Luciano Cordeiro. 
Agora já aposentado, divide-se entre o Cacém e a Ericeira, para onde vai o nosso abraço de parabéns pelos 73 anos que hoje comemora!

- Há 51 anos: O Comandante Almeida e Brito no Comando do Sector do Uíge!



Comandante A. Brito
O comandante Carlos Almeida e Brito foi do Quitexe à cidade de Carmona, onde, a 26 de Setembro de 1974, esteve reunido no Comando do Sector do Uíge (CSU).
O tempo de há 51 anos já era de «não realização de acções ofensivas», da parte do BCAV 8423. Na verdade, já não se faziam operações nas áreas dos quartéis IN e os Cavaleiros do Norte passaram a «apertar a malha dos patrulhamentos ao longo de toda a ZA» - assim garantindo «a segurança dos centros urbanos e a liberdade de itinerários».
O dia ficou na história por ser o da assinatura, em Argel, do acordo entre Portugal e o PAIGC, através do qual era reconhecida a independência da Guiné-Bissau - marcada para o dia 12 de Setembro desse ano de 1974. As tropas portuguesas, segundo o acordo, abandonariam o território até 31 de Outubro.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

- Há 51 anos: Três reforços para o BCAV. 8423!


Furriel J. Pinto

O furriel miliciano Jesuíno Fernandes Pinto chegou a Aldeia Viçosa no dia 25 de Agosto de 1974 e para reforço da 2ª. CCAV. 8423. Faleceu a 3 de Maio de 2017, de doença e em Parada de Gatim, sua terra natal, em Vila Verde.
Atirador de Cavalaria, regressou a Portugal em data que não conhecemos (não veio com a 2ª. CCAV. 8423) e, ao longo da vida, teve várias actividades profissionais. Por exemplo, foi animador de rádio e viveu os seus últimos tempo de vida internado numa IPSS de S. José de Areias do Vilar, em Barcelos. RIP!!!
A CCS, aquartelada no Quitexe, também teve um «reforço», há 51 anos: o caixeiro Júlio S. Plácido - de quem não temos nenhuma memória. A 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, recebeu um militar da incorporação local: o 1º. cabo Miguel J. Garcia, para o respectivo grupo de mesclagem e de quem também não temos memória.

- Há 50 anos: Armamento para a FNLA em Carmona

O aeroporto de Carmona há 50 anos



Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam  aquartelados no Campo Militar do Grafanil qando, há 50 anos, o MPLA, em comunicado, comentava que «aviões do tipo Skymaster estariam a realizar um vaivém entre Kinshasa (Zaire) e Carmona, onde estão concentradas importantes tropas» do ELNA.
O ELNA era o Exército de Libertação Nacional de Angola, braço armado da FNLA de Holden Roberto.
Carmona, de onde os Cavaleiros do Norte tinha saído 3 semanas antes, continuava a ser o principal reduto da FNLA e o MPLA denunciava a chegava (ao aeroporto) de armamento transportado por aviões americanos de bases da Alemanha Federal.
O MPLA, no mesmo comunicado, denunciou «a presença de 200 instrutores chineses, perto do Caxito» - a uns 80 quilómetros a norte de Luanda. Além disso e ainda segundo o MPLA, «mercenários do Zaire, da Tunísia e afro-americanos combateriam ao lado da FNLA».

domingo, 24 de agosto de 2025

Os 73 anos do atirador João Marcos do PELREC!

 

João Marcos


O soldado João Manuel Lopes Marcos foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e festeja 73 anos a 24 de Agosto de 2025. 
Hoje mesmo!
Combatente da CCS do BCAV. 8423, integrou o PELREC e sempre foi militar disciplinado e colaborante, nos 15 meses da nossa jornada africana pelos chãos do Quitexe e de Carmona, na nortenha entãp província angolana do Uíge.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à sua natal vila do Pego, em Abrantes, onde ainda reside.
Para lá e para ele vão os nossos abraços de parabéns!


sábado, 23 de agosto de 2025

Soares das TRMS faz 73 anos na Póvoa do Lanhoso!


Couto Soares


O soldado António do Couto Soares foi especialista de Transmissões de Infantaria e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423. 
Jornadeou pela vila do Quitexe e cidade de Carmona, primeiro sob comando do alferes José Leonel Hermida, depois com os furriéis José Santos Pires e Nelson Rocha -  todos milicianos de TRMS.
Regressou a Portugal, no final da sua (e nossa)  jornada africana do Uíge angolano, e a Brunhais, a sua terra natal do concelho de Póvoa do Lanhoso, a 8 de Setembro de 1975, por lá fazendo vida até que emigrou para a Suíça - onde trabalhou durante muitos anos. Já reformado, divide o seu tempo, de boa saúde, entre os dois países. 
Festeja 73 anos a 23 de Agosto de 2025 e para ele vão os nossos parabéns!

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

O 1º. cabo Breda foi condutor da CCS e faz 73 anos em Leiria !

O 1º. cabo J. Breda



O 1º. cabo Joaquim Rama Breda faz 73 anos no dia 22 de Agosto de 2025. Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona, terras do Uíge angolano, e foi condutor de especialidade militar.
Natural da Barosa, em Leiria, foi louvado pelo BCAV. 8423, porque «sempre demonstrou inexcedível dedicação pelo serviço, aliada ao maior zelo e esforço no cumprimento do seu dever, muito colaborando para a operacionalidade das viaturas que teve distribuídas, creditando-se como militar de elevado sentido de responsabilidade».
«Militar educado e disciplinado, tornou-se um bom colaborador dos seus superiores e merecedor do presente louvor, que leva a manifestar-lhe público apreço», sublinha o louvor publicado na Ordem de Serviço nº. 169.
Vai ser o organizador do encontro da CCS de 2026.
Parabéns, grande Breda!

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

O 1º. cabo Matos de Zalala fará 73 anos em Lisboa!





O 1º. cabo escriturário Matos foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala e do capitão miliciano Davide Castro Dias, e festeja(rá) 73 anos a 21 de Agosto de 2025.
Luis Artur Vasques Matos, de seu nome completo, serviu na secretaria dos Cavaleiros do Norte chefiada pelo 1º. sargento Fialho Panasco, era natural da freguesia de Arroios, nos arredores de Lisboa, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, à Rua José Falcão, onde morava. Depois disso, há quase 50 anos, nada mais soubemos dele. A ser vivo, como se deseja, que receba o nosso abraço de parabéns! E nos dê notícias!

O furriel Évora Soares, de Zalala, faleceu há 17 anos !


Évora Soares
  


O furriel miliciano Évora Soares foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e faleceu há 17 anos: a 21 de Agosto de 2008.
José Carlos Évora Soares chegou ao BCAV. 8423 em Outubro de 1974, para render o furriel Mota Viana. Integrou-se no 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa e que incluía os furriéis Victor Moreira Gomes da Costa e José Manuel Belém Baldy Pereira, todos milicianos.
Não regressou a Portugal na mesma data dos «zalala´s» (9 de Setembro de 1975), eventualmente por ter tempo de comissão diferente. Desconhecemos onde e as razões da sua morte, que nos foi anunciada pelo furriel João Dias. Morava em Loures e hoje recordams com saudade. RIP!

Faria de Aldeia Viçosa faz 73 anos na Venezuela !



Domingos Faria



O soldado rádio-telegrafista Faria foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 73 anos a 21 de Agosto de 2025.
Domingos Maciel de Faria, de seu nome completo,  é natural da freguesia de Durães, concelho de Barcelos, onde regressou a 10 de Setembro de 1975, depois de concluída a comissão no norte de Angola, por terras do Uíge. Também pela cidade de Carmona, além de Aldeia Viçosa.
A vida levou-o para a Venezuela, país para onde emigrou e onde, supostamente, ainda residirá. É para lá que vai o nosso abraço de parabéns!

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

- Há 50 anos: A morte, por doença e em Luanda, do soldado Manuel Barreiros !


Manuel Barreiros em Angola


O dia 20 de Agosto de 1975 está tristemente assinalado na memória dos Cavaleiros do Norte pela morte do soldado 
Manuel José Montez Barreiros, que foi combatente da 3ª. CCAV. 8423.
Atirador de Cavalaria de especialidde militar, jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, e depois do Quitexe e Carmona, e já no Campo Militar do Grafanil e em vésperas de regressar a Portugal, foi vítima da febre tifóide e evacuado para o Hospital Militar de Luanda. 
Lá foi identificado pelo furriel Agostinho Belo e o seu cadáver terá regressado a Portugal no mesmo avião que, a 11 de Setembro de 1975, transportou de regresso os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, de Luanda para Lisboa.
O seu corpo encontra-se sepultado no cemitério da sua terra natal: a Aldeia de Além, em Alcanede.
O Manuel José Montez Barreiros era casado e tinha um filho de poucos meses, chamado Luís e que sabemos viver na região de Fátima/Leiria. Não sabemos se o terá conhecido. 
Hoje, dele fazemos memória e o recordamos com saudade, quando se passam 50 anos da sua morte. RIP!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2025

-Há 50 anos: Cavaleiros expectantes no Grafanil e o retorno a Portugal de 350 000 portugueses !

 

Cavaleiros do Norte  no Quitexe: Mendes (?) e 1ºs. cabos Domingos Teixeira (o
estofador (atrás) e João Monteiro (Gasolinas), Américo Gaiteiro e 1º. cabo Porfírio
Malheiro (sentados), Alípio Canhoto (com a arma na mão e outra mão na 
cabeça) e, à direita, António Pereira (já falecido)


Os dias de Angola e de Agosto de há 50 anos pareciam não passar para os Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, ansiosos por voltar aos seus chãos natais.
Aquartelados no Campo Militar do Grafanil, continuavam como «unidade de reserva da RMA» e, por isso mesmo, permanentemente na iminência de intervir em qualquer escaramuça mais grave - como já acontecera no Bairro do Saneamento.
Ao mesmo tempo, milhares de portugueses fugiam da guerra angolana e chegavam a Lisboa - os chamados retornados - e um grupo organizado preparou um comício na capital portuguesa, a 19 de Agosto de 1975, há 50 anos, e exigiram «a intensificação do transporte de angolanos para a metrópole».
Transporte, reportava o «Diário de Lisboa» de há 50 anos, «através de 
Caixotes com bens de portugueses
a abandonar Angola, há 50 anos (net) 
todos os meios, incluindo (...) o fretamento de outras unidades e estudar, com urgência, a colocação dos desalojados nas respectivas empresas, formação de escolas ou criação de turnos especiais nas escolas e liceus para os filhos dos desalojados».
Estas e outro tipo de situações tardiamente (e mal) chegavam ao conhecimento dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 que, na verdade e nos últimos dias em terras de Angola, continuando expectantes quanto ao regresso a Portugal, eram continuadamente solicitados por uma «bateria» de pessoas 
a pedir ajuda, nomeadamente para mandar património para Lisboa: mobiliários e equipamentos domésticos, automóveis, outro e todo tipo de bens, tudo o que fosse riqueza  pessoal que, por nada, queriam abandonar.
Mas quantos e quantos voltaram com a roupa que vestiam, uma ou duas pequenas malas, tudo coisa pouca..., por lá deixando toda uma vida de trabalho!

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O furriel Cruz foi rádio-montador e festeja 74 anos na Póvoa de Santo Adrião!

 

Furriel António Cruz


O furriel miliciano António José Dias Cruz foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e está hoje em festa, dia 18 de Agosto de 2025: comemora 74 anos!
Rádio-montador de especialidade militar, jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona e, pela idade e ainda lá pela jornada africana do norte de Angola, chegou a ser promovido a 2º. sargento. 
Natural de Cardigos, vila do concelho de Mação, já na altura trabalhava e morava em Lisboa e lá regressou a 8 de Setembro de 1975.
Profissionalmente, fez carreira na Câmara Municipal de Lisboa, como técnico de manutenção de piscinas (e outras coisas), vivendo, naturalmne já aposentado, na Póvoa de Santo Adrião. Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

O mecânico Pereira faria 73 anos! Faleceu em 2018!


António Clara Pereira, Francisco António
e António Simões no RC4 e em 2017



O soldado António Clara Pereira foi mecânico da CCS do BCAV. 8423 e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à Carregueira, em Mação. 
Hoje, faria 73 anos!
A profissão levou-os a correr os mundos dos poços de petróleo dos mares arábicos e, por isso mesmo, apenas em 2017 apareceu no encontro dos Cavaleiros do Norte. O do RC4, a nossa unidade mobilizadora. Nele, entusiasmadíssimo, «matou» as saudades e fez memória de muitos dos bons momentos da nossa jornada africana do Uíge angolano, partilhando-os com os seus companheiros de 1974/1975.
Infelizmente, foi o seu primeiro e último encontro: a morte surpreendeu-o a 21 de Fevereiro de 2018, menos de um ano depois, e vítima de um tumor no fígado. 
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

O Delgado de Zalala festeja 73 anos na Nazaré!



O soldado Carlos Manuel Delgado Correia foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e festeja 73 anos a 18 de Agosto de 2025.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, depois de também ter passado por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e cidade de Carmona - durante a sua jornada africana do nortenho Uíge de Angola. 
Fixou-se na Vivenda Vinagre, freguesia de S. Salvador, em Santarém, onde já antes residia.
Mora agora na Nazaré, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

domingo, 17 de agosto de 2025

- Há 27 anos: O suicídio do 1º. cabo Fernando Martins Simões!


O 1º. cabo Fernando Simões


O 1º. cabo Fernando Martins Simões foi combatente da 3ª. CCAV. 8423 e faleceu há 27 anos! 
Suicidou-se, por enforcamento, na terça-feira de 17 de Agosto de 1998. Tinha (quase) 46 anos, que faria a 2 de Setembro seguinte!
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e 
apontador de metralhadoras de espacialidade militar, o Simões fez a sua jornada de África pela mítica fazenda de Santa Isabel e, depois, como toda a 3ª. CCAV. 8423, aquartelou com a CCS, na vila do Quitexe e mais tarde na cidade de Carmona.
Regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975, ao Lourinhal, em Penacova. Fez vida profissional como motorista e casou com Maria Esmeralda Gomes Cruz. Zaida da Cruz Martins, sua única filha, foi quem, há 11 anos, nos deu notícia da trágica morte do nosso companheiro da jornada africana do Uíge angolano.
Hoje aqui fazemos memória deste nosso inesquecível e bom companheiro da jornada africana que nos levou a terras o Uíge, noo norte de Angola! RIP!!!



sábado, 16 de agosto de 2025

- Há 50 anos: Caças-bombardeiros «Mirage» no Negage!

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Reconhecem-se o 1º. sargento Marchã (o 5º., de
pé e de camisola de cavas), seguido furriel miliciano Agostinho Belo (6º.) e o 1º. cabo Simões (1º., à direita
e de pé). Quem identifica os restantes?

Notícia do Diário de Lisboa de 16 de Agosto
de 1975, sobre a situação militar em Angola
e em particular do Uíge

A 16 de Agosto de 1975, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam aquartelados no BIA, do Campo Militar do Grafanil, e a «fazer dias» para o regresso a Portugal.
Ao tempo, suspeitava-se em Luanda que a base aérea do Negage estaria a ser usada para escala de aeronaves estrangeiras, lá aprovisionando material para um eventual ataque aéreo da FNLA à capital angolana.
«Segundo consta, entre os aviões que escalam o Negage encontrar-se-ão alguns «Skymaster», que estarão a proceder ao transporte de material de guerra para a FNLA», admitia o «Diário de Lisboa» desse dia de há 50  anos, dando ainda como certa «a presença de caça-bombardeiros «Mirage» naquela base do Uíge», que fica(va) muito perto de Carmona e deixada pelos portugueses a 4 de Agosto - menos de duas semanas antes.
Tais suspeições deixavam intuir o iminente ataque aéreo da FNLA a Luanda. Ou pelo menos, adiantava o «Diário de Lisboa», «o apoio aéreo a uma possível tentativa para fazer avançar sobre Luanda, a partir do Caxito, as forças da FNLA», que ali estavam ia para um mês, numa «situação de impasse».
Os Cavaleiros do Norte, em situação de «unidade reserva da RMA» e chamados para incidentes pontuais - como foram, durante vários dias, os combates do Bairro do Saneamento - continuavam a aquartelados nas instalações do já extinto Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Grafanil. 
A aguardar o ansiado regresso a Portugal!

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Os 73 anos do furriel Manuel Pinto de Zalala!

O furriel  Pinto, alferes Rosa e
o furriel Aldeagas em Vista Aleg
re



O furriel miliciano Manuel Moreira Pinto foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e especialista de Operações Especiais, os Rangers.
Ranger do mesmo curso, no CIOE/Lamego, de outros Cavaleiros do Norte, todos milicianos: os alferes António Garcia (CCS), Mário Sousa (1ª. CCAV.), João Machado (2ª. CCAV.) e Augusto Rodrigues (3ª. CCAV.). E dos furriéis Monteiro, Viegas e Neto (da CCS) e Carlos Letras (2ª. CCAV.).
O Pinto integrou o Grupo de Combate comandado pelo alferes Pedro Rosa, com os furriéis João Aldeagas e Victor Velez, e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Penafiel, onde residia, e é agora empresário do ramo automóvel em Paredes.
Parabéns!

Nogueira da Costa, do Liberato, faz 74 anos em Almada e Tomar!



O furriel Viegas e o condutor Nogueira, do
Liberato, em Luanda, Outubro de 2019


O combatente José Luís Nogueira da Costa foi  soldado condutor da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato e adoda ao BCAV. 8423.
Hoje, comemora74 anos!  
Natural de Tomar, foi ainda criança para Angola, onde já estava seu pai, e residia no Lobito aquando do seu serviço militar. Mobilizado pelo Regimento de Infantaria 21, de Nova Lisboa (a actual cidade do Huambo),  cumpriu missã
o no Uíge, naquela subunidade do BCAV. 8423.
Regressou a Portugal, já civil e por altura da descolonização, fazendo vida profissional como condutor da Carris. Já aposentado, divide-se entre Tomar e a zona da Almada. Foi nosso companheiro na viagem a Angola, em Setembro e Outubro de 2019.
Um grande abraço e parabéns para ele!!!

O furriel Eusébio Martins faria 73 anos. Faleceu em Abril de 2014!


Eusébio Martins
em 1974/1975
O furriel miliciano Eusébio Manuel Martins foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala e hoje faria 73 anos.
Infelizmente, faleceu a 16 de Abril de 2014! Especializado na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, integrou o Grupo de Combate do alferes João Carlos Sampaio e com os furriéis Mota Viana (substituído por João Rito) e Plácido Queirós. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro, à sua natal terra de Caria, freguesia do concelho de Belmonte. Fez carreira profissional como funcionário público e, já aposentado, foi vítima de grave doença, que começou por obrigar a amputação de uma perna e se desenvolveu até que faleceu a 16 de Abril de 2044. 
Há 11 anos! 
Hoje o recordamos com saudade!!! RIP!!!

O 1º. cabo João Pinto faz 73 anos em Corroios!

 ar

João Pinto

O 1º. cabo João Augusto Rei Pinto foi  atirador de Cavalaria de espacialidade militar e combatente do PELREC da CCS, comandado pelo alferes miliciano António Garcia.
Jornadeu pelo Quitexe, Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e no Quitexe. 
Mobilizado do BCAV. 8423, foi, em Setembro de 1974 e por motivos disciplinares, despromovido a soldado e, por isso, transferido para a 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala. 
 Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se no Alto do Moinho, freguesia de Amora, no concelho do Seixal, no outro lado do Tejo.
Sabemos que mora agora no Alto do Moinho, em Corroios.

O soldado Adelino Couto faz 73 ano em VN de Famalicão!


Adelino Couto


O soldado Adelino Augusto Ferreira do Couto
combatente da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa e comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Apontador de morteiros médios de especiadade militar, regressou a Portugal no final da sua comissão militar em Angola (que também passou pela cidade de Carmona) no dia 10 de Setembro e à sua residência de Lousada, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão. 
Ainda lá mora, agora no Alto dos Seixos e para ela vai onosso abraço de parabéns!

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Alferes Ramos da 2ª. CCAV. 8423 festeja 75 anos em Vila Nova de Foz Coa !


O alferes Fernando Ramos



O alferes miliciano Fernando António Morgado Ramos foi combatente da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 75 anos da 14 de Agosto de 2025.
Hoje mesmo e em Vila Nova de Foz Coa.
Oficial miliciano de infantaria, apenas em Maio de 1975 se juntou aos Cavaleiros do Norte e já em Carmona, onde fez o espólio da guarnição. E por lá pouco tempo esteve. 
Na verdade, ido de férias para Luanda, lá ficou de vez e lá integrou as Forças Militares Mistas. 
Regressou a Portugal no dia 22 de Outubro de 1975 e concluiu a sua vida militar como oficial de justiça em Sete Rios (Lisboa) - função que, de resto, também já tinha assumido em Angola.
Concluiu depois a licenciatura em Direito, depois da sua formação académica inicial em seminário, e, profissionalmente, exerce a advogacia em Vila Nova de Foz Coa, de onde é natural, de Horta do Douro, onde reside e é cidadão ligado ao movimento associativo, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários. 
Parabéns!

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Rabiço, furriel enfermeiro de Santa Isabel, faz 76 anos em Guimarães !


Furriéis Fernandes, Guedes (falecido),
Ângelo Rabiço, Querido e Belo




O furriel miliciano Ângelo Tuna Rabiço foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 75 anos a 13 de Agosto de 2025.
Professor do ensino primário de profissão, era enfermeiro de formação militar e também jornadeou pelo Quitexe e por Carmona, antes de regressar a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge.
Professor do ensino básico continuou, agora já aposentado e residindo na cidade de Guimarães, para onde, e para ele, vai o nosso abraço pela bonita e excelente idade que comemora. Parabéns!

terça-feira, 12 de agosto de 2025

O alferes Carvalho de Sousa festeja 73 anos em Marrazes de Leiria

Alferes Domingos
Carvalho de Sousa

O alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa está hoje em festa, nesta terça-feira de 12 de Agosto de 2025: comemora 73 anos.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975 e depois de cumprida a sua jornada africana pelos chãos do norte de Angola.
Regressou ao lugar de Marinheiros, da freguesia de Marrazes, em Leiria, de onde é natural e onde então residia. Ainda hoje lá vive - agora na Travessa do Outeiro do Pomar -, já reformado e depois de uma vida de trabalho técnico e finalmente na área das vendas, como técnico comercial durante 20 anos.
Grande e um forte abraço para ele, neste dia 12 de Agosto de 2025, em que passa mais um belo dia sua grande sénior da vida.
Parabéns!