quinta-feira, 11 de setembro de 2025

- HÁ 50 ANOS: O regresso da 3ª. CCAV. 8423 a Portugal!

O capitão José Paulo Fernandes interveio no encontro de 7 de Juho de 2025

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel: capitão José Paulo
Fernandes e os alferes Pedrosa de Oliveira, Carlos Silva,
Mário Simões e Honório Campos (médico)
 

O capitão José
Paulo Fernandes



A 3ª. CCAV. 8423 foi a última subunidade dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 a chegar a Portugal, depois da jornada africana do nortenho Uíge angolano.
Há precisamente 50 anos - o tempo voou... -, na sexta-feira de 11 de Setembro de 1975!
A companhia era comandada pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes e tinha sido a última a partir de Lisboa para Luanda, a 5 de Junho de 1974, chegando à Fazenda Santa Isabel seis dias depois (a 11), e no regresso de 11 de Setembro de 1975 houve atraso horário na partida de Luanda.
Foi também a última Companhia portuguesa a aquartelar-se na saudosa vila do Quitexe, onde a 10 de Dzembro de 1974  se tinha juntado à CCS e de onde definitivamente saiu a 8 de Julho de 1975, para a cidade de Carmona - juntando-se às outras 3 subunidades do BCAV. 8423.
A rotação da subunidade já tinha começado no dia 1 anterior, quando, para esta cidade (a capital do Uíge), 
O capitão JP Fernandes
cortou o bolo de 2025
rodou um grupo de combate.
Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel comemoraram os 50 anos da partida para Angola no dia 3 de Junho de 2024, no Regimento de Cavalaria 4 (RC4), a unidade mobilizadora do Campo Militar de Santa Margarida.

O encontro de 2025
foi em Amora!

O encontro de 2025 foi a 7 de Junho, na cidade de Amora - o mais a sul da história dos encontros dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423.
O capitão José Paulo Fernandes «comandou a operação», tendo o 1º. cabo Floro Teixeira (o organizador) sublinhado que «será eternamente o nosso capitão...» .
Cortou o bolo do encontro (na imagem ao lado) e sugeriu a todos os convivas para «não deixarmos morrer estes momentos de convívio».
«Temos de aproveitar estes convívios pois cada vez mais temos menos anos pela nossa frente...», disse o capitão José Paulo Fernandes.
O furriel José Adelino Querido interveio no encontro, para exortar os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel para se «mobilizarem as tropas».

Sem comentários:

Enviar um comentário