![]() |
| O alferes José Alberto Almeida em 1974 (Angola) |
![]() |
| O arquitecto José Alberto Alegria |
O alferes José Aberto Alegria Martins de Almeida foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 e é o novo representante de Portugal no Council da UMAR - Union Méditerranéene des Architectes, com sede em Malta, para o período 2025/28.
Arquitecto e sócio fundador e gerente dos Ateliers Darquiterra e Darquitur, de Albufeira e Marrakech, o alferes Almeida usa o nome profissional de José Alberto Alegria e a nomeação foi do Conselho Director Nacional da Ordem dos Arquitectos.
Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa e em Economia, pelo ISCEF da Universidade Técnica de Lisboa, é pioneiro em Portugal, desde a década de 80, da renovação da geo-arquitectura e das modernas arquitecturas em materiais locais, sempre buscando um percurso de continuidades entre a Arquitectura Tradicional e a Arquitectura Contemporânea.
Tem projectado múltiplas obras públicas e privadas, muitas delas associadas ao nosso Património Arquitectónico de Influência Mediterrânica, e é regularmente convidado para dirigir seminários em faculdades e outras instituições culturais de diversos países.
Além disso, tem concebido cenografias, permanentes ou temporárias, de apresentação, interpretação e divulgação dos Patrimónios Materiais e Imateriais, numa lógica de valorização das suas continuidades no tempo e no espaço mediterrânico.
Além disso, tem concebido cenografias, permanentes ou temporárias, de apresentação, interpretação e divulgação dos Patrimónios Materiais e Imateriais, numa lógica de valorização das suas continuidades no tempo e no espaço mediterrânico.
Comendador de Marrocos!
José Alberto Alegria Martins de Almeida é membro fundador de organizações como a Geodomus Internacional (com sede em Barcelona), a MultiCulti-Culturas do Mediterrâneo (em Mértola) e a Associação Al Mouatamid Ibn Abbad - para a civilização mediterrânica» (em Albufeira).
Foi membro do Conselho Científico do Centro de Cultura Árabe, Islâmica e Mediterrânica, da Universidade do Algarve, e coordenador em Portugal de Rede «Habiterra» do programa CYTED para a América Latina.
Além de outras organizações, é membro da Rede Ibero-Americana de Arquitectura e Construção com Terra (PROTERRA) e do Conselho Científico e do Conselho Permanente do Reencontres Internationales du Patrimoine Architectural de la Méditerranée (RIPAM).
É professor convidado da Université U6P de Benguerir, em Marrocos, foi investigador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), da Universidade Lusíada, e coordena a elaboração do Novo Plano de Salvaguarda do Centro Histórico de Mértola.
Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos Portugueses, por deliberação do respectivo Conselho Nacional (em 2022), foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e, em 2013, no dia do Município de Castro Marim, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro do Município pelo seu «contributo empenhado na gestão e renovação do Património Material e Imaterial deste Concelho».
Em 2015, foi agraciado pelo Rei de Marrocos com a comenda de Oficial da Ordem Wissam Alaoui. País de que é cônsul no Algarve.
%20(1)%20(1).jpg)


Sem comentários:
Enviar um comentário