sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

- Há 50 anos: A Cimeira do Alvor no Penina do Algarve!

A primeira página do «Diário
de Lisboa» de há 50 anos



O dia 9 de Janeiro de 1975, há exactamente 50 anos, foi véspera do início da Cimeira entre o Governo de Portugal e os três movimentos de libertação de Angola - o MPLA, a FNLA e a UNITA.
O jornal «Diário de Lisboa» (ver imagem) titulava a toda a largura da sua primeira página: «Cimeira angolana começa amanhã». E subtitulava: «O general Costa Gomes preside à sessão inaugural».
Ao tempo, já se sabia que iria decorrer no Hotel Penina, no algarvio Alvor, e que a delegação portuguesa era chefiada pelo major Melo Antunes e incluía Mário Soares (o então ministro dos Negócios Estrangeiros), Almeida Santos (ministro da Coordenação Inter-Territorial), almirante Rosa Coutinho (Alto Comissário em Angola) e o tenente-coronel Gonçalves Ribeiro (secretário de Estado da Administração Interna de Angola).
A delegações dos movimentos angolanos eram lideradas pelos seus respectivos presidentes: Agostinho Neto (do MPLA), Holden Roberto (da FNLA) e Jonas Savimbi (da UNITA). Mas, titulava o «Diário de Lisboa«, «ainda não chegou a Faro qualquer dos presidentes dos três movimentos»
Isto, a 9 de Janeiro de 1975, há 50 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário