sábado, 3 de janeiro de 2026

- Há 51 anos: O comandante Almeida e Brito no Comando do Sector do Uíge!

O comandante Carlos
Almeida e Brito
  


O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito foi comandante do BCAV. 8423 e deslocou-se a Carmona no dia 3 de Janeiro de 1975, para mais uma reunião no Comando do Sector do Uíge (CSU).
O tempo desse tempo de há 51 anos, pelo quente e sossegado Quitexe uíjano da saudosa terra de Angola, era de «actividade muito limitada, por grande falta de meios humanos».
Tal acontecia, nomeadamente depois de, no mês anterior (o de Dezembro de 1974), ter sido dispensada «a prestação do serviço militar dos grupos de mesclagem». Passaram à reserva (disponibilidade).
O BCAV. 8423 tinha três, um em cada companhia operacional (Zalala, Aldeia Viçosa e Santa Isabel), cada qual com 36 homens, todos oriundos do Regimento de Infantaria 20 (RI 20), aquartelado em Luanda, e todos eles de etnia africana (negros). Como curiosidade, os mais velhos eram Sebastião Pedro, de Santa Isabel, e Mateus Manhanga, de Aldeia Viçosa, que seriam da incorporação de 1966 (nascidos em 1945) - sendo a generalidade de 1972 e 1973, alguns de 1971 e outros de 1972.
A redução de meios humanos obrigou, pois, a redobrado esforço da pequena guarnição europeia, ainda que, como refere o livro «História da Unidade» - o BCAV. 8423 - ainda que «com algum esforço das tropas metropolitanas».
Certo, certo foi que a actividade das NT, há precisamente 51 anos, passou a, como também ontem lembrámos, «quase somente ser conduzida ao longo do «alcatrão», em constantes patrulhamentos, apeados e auto, através dos quais se garante(ia) a nossa presença e a liberdade de itinerários».
Parece que foi ontem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário