terça-feira, 22 de maio de 2012

1 293 - Artilheiros do Quitexe vão encontrar-se na Penha de Guimarães

José Lapa, furriel miliciano da CCS do BART. 786, 
na rua principal do Quitexe (Natal de 1965)



Os artilheiros do Quitexe vão reunir a 9 de Junho, na Penha de Guimarães. Foram nossos antecessores nos anos de 1965 a 1967, certamente em tempos bem mais conturbados e difíceis que os da comissão dos Cavaleiros do Norte - embora cada qual sinta e sofra as suas. Lá chegaram a 11 de Junho de 1965.
Por artilheiros, entendam os «bravos e sempre leais» rapazes-se do Batalhão de Artilharia 786, que jornadeou pelo Uíge e lá deixou cadastro de honra e de coragem. A CCS, e é esta que vai conviver na Penha de Guimarães, estava sedeada no Quitexe e dela era (é) José Lapa (foto), que por lá foi furriel miliciano e é, aliás, leitor deste blogue - no qual, de resto, também de quando em vez colabora.
Deu-me o gosto de me visitar, em Fevereiro deste ano, e o Quitexe foi tema de fartas horas de conversa, cheia de saudades e de emoções. Falou-me de correio entre nativos, um deles (um soba) dando conta de que «a tropa trata bem de nós» (deles) e sugerindo a alguém das suas relações que seria bom apresentaram-se, havendo até a garantia de que «o comandante deixa sair quem quizer vir aprezentar» e até que «todo que esta prezentado vive bem». 
A carta, curiosamente, é datada do dia dos meus 13 anos (21 de Novembro de 1965) e assegurava que «todo que vinha com doente foi tratado no espital».
A organização do encontro da Penha é de João Lopes e os artilheiros que quiserem podem contactá-lo pelo telefone 917512475
Ver texto de 
José Lapa AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário