quinta-feira, 10 de maio de 2012

1 281 - Os lateiros da messe da Santa Margarida...

Monteiro, Neto e Viegas na messe do RC4, em 
Santa Margarida (10 de Maio de 1974) 

Aposto dobrado contra singelo em como esta foto foi tirada faz hoje precisamente 38 anos. Nem mais nem menos! 
O dia era o último do IAO, uma sexta-feira, e nós estávamos todos mortinhos para dar às vila de diogo, dando o fora de Santa Margarida, para o fim de semana. A sorte é que o Neto lá tinha o seu impecável e insubstituível SIMCA 1100!!
Não errarei na narrativa do dia: fim do IAO, lá para o final da manhã, passaportes assinados e recebidos e cada qual a abrir alas para as suas santas terrinhas. E nós a encher a barriga, antes da partida. 
O dia de embarque já se conhecia: 27 de Maio. Viria a ser 29! Portanto, o que cada um dos Cavaleiros do Norte mais queria era seguir para as suas casas de família, para os últimos respiros dantes da partida para a guerra! E que ninguém se choque, era mesmo partir para a guerra que nós íamos.
O trio «furrielzeiro» era o do PELREC, todos de Operações Especiais (os Rangers!!!...), e qual deles o mais atrevido para as ousadias e irreverências do dia-a-dia da guarnição. Mais precavido o Monteiro e, pudera,: estagiava na secretaria com o 1º. sargento Luzia e o cargo não era para botar fora. Ora aguenta aí, Monteiral! Tínhamos o Neto, sempre mais interveniente e exuberante e sempre solidário. E eu, de quem não falo!
A duas semanas e poucos dias do embarque para Luanda, estou em crer que nos deram esses dias de férias e só tivemos de voltar a Santa Margarida a 27 de Maio, uma 2ª. feira - que seria o dia do embarque!
Fosse o que fosse, parece certo que esta foto é mesmo de 10 de Maio de 1974. De há precisamente 38 anos!!! E agora reparem bem na terrina!! Mas que grandes lateiros!!! 

5 comentários:

  1. Bem podes dizer: Mas que grandes lateiros.

    ResponderEliminar
  2. p.f. altera no aniversário do nosso querido Capitão Castro dias. o comando da 1ª CCAV a de Zalala não a 3ªCCAV como mencionas. FELIZ ANIVERSÁRIO Capitão. 1 Abraço Viegas.

    ResponderEliminar
  3. Caro Camarada Letras, esses lateiros só tinham na terrina sopa de letras, porque de couves ou nabos, eles comiam em casa . Abraço Letras.

    ResponderEliminar
  4. Saudades!
    Saudades é o que vocês
    têm dessa lateiradas!!!
    Ia tudo, não sobrava nada.
    Abraço.
    CV

    ResponderEliminar
  5. São mesmo os lateiros...
    O trio !!!
    manPinto

    ResponderEliminar