Civis que se incorporaram na coluna de Carmona para Luanda, com militares do BCAV. 8423. Da esquerda para a direita, NN, 1º. cabo Mendes (2ª. CCAV.), NN, soldado Santos e furriel Guedes (2ª. CCAV.). Alguém pode identificar os outros elementos da foto?
Os bravos Cavaleiros do Norte compensaram energias após a desgastante viagem desde Carmona ao Grafanil e os «CCS´s», já «amadurecidos» na capital angolana, cumpriam tarefas de ordem e folgavam na imensa Luanda, desfrutando os prazeres da ilha, na Restinga e no Mussulo, nos bares e esplanadas onde de matavam sedes e ganhavam curtos amores de ocasião.
A guarnição sentia, e sabia (tinha a certeza) - e cito o Livro da Unidade - que cumprira «a missão mais difícil, mas também aquela que demonstrou o seu «querer e saber querer», conduzindo uma operação que, forçosamente, terá de ser um pilar bem marcante da sua história».
Honráramos a farda, a bandeira e a missão que nos levara a Angola. Muitas vidas foram salvas pela coragem dos Cavaleiros do Norte e é justo sublinhar a generosidade e valentia da 2ª. e da 3ª. CCAV.´s 8423, comandadas pelos capitães Cruz e Paulo Fernandes. E a de Paraquedistas (que fechou a coluna) e a de Comandos (que abriu o epopeico itinerário).
Nunca é excessivo prestar-lhe o justo tributo à missão que lhe confiada e cumpriram exemplarmente. E corajosamente!
Ésta é sem duvida, uma das mais bonitas fotos que foi publicada neste blog. Apesar de sermos mal tratados espezinhados, tratados como lixo pelos civis, salvamos muitas mulheres crianças pessoas menos novas. Demos-lhes segurança e vida para um futuro novo que se adivinhava e assim se fazia uma nova página da história.
ResponderEliminarEste momento acontece aquando da paragem da coluna, para que os civis se integrassem na mesma. Já não posso precisar se foi em Camabatela ou Samba Caju, não me recordo.
ResponderEliminarUma destas senhoras, que posaram para a posteridade, disse, com um misto de ironia e de desepero, talvez raiva: "Até as camas ficaram feitas".
Indubitavelmente que cumprimos a missão que nos foi confiada. Missão árdua, mas concretizada.
Conseguimos levar a carta a Garcia.
Para todos vós, Cavaleiros do Norte, um grande abraço.
GUEDES
(Ex-FurMil da 2ª CCAV)
Alguem sabe dizer se alguma companhia do bcav 8423 esteve no Terreiro Dange, ? eu tambem conheço a arvore Vaidosa nos anos 65/66
ResponderEliminarAlguem do bcav 8423, esteve no Terreiro , Dange? eu conheci a arvore Vaidosa em 65/66
ResponderEliminarEsteve a 1ª Companhia,
ResponderEliminaranteriormente em Zalala.
JP