quarta-feira, 26 de setembro de 2012

1 422 - O curso de Rangers que nos preparou para a guerra



O tempo passa e já lá vão 39 anos desde que, pelo Setembro de 1973 que então findava, acabava também o curso de Operações Especiais que frequentei no CIOE de Lamego. Era o 2º. turno do ano, dos Rangers, que começou a 16 de Julho e nos levedou instrução e desenvoltura que nos tornou mais fortes e militarmente mais preparados, para o que desse e viesse. Até ao dia 29. O curso envolveu cadetes (futuros oficiais milicianos) e instruendos (que viriam a ser furriéis) e, desde uns dias depois do 16 de Julho, também um pelotão de tenentes e sargentos do quadro permanente. Foi duro, o curso. «Temos exigido de ti! Tens correspondido! Vamos exigir-te mais», pode ler-se no panfleto de acção psicológica que pela altura nos foi distribuído. E se pode ver na imagem.
Dizia mais: «És capaz de forçar os nervos, os músculos, o coração, quando já nada há em ti, a não ser a vontade que diz aguenta?... Se a tua resposta é sim!... Por actos... Não por palavras... Então consideramos-te já um verdadeiro Ranger».
Lido isto, e relido, 39 anos depois (como eu guardo tantos papéis, meu Deus!!!!) não deixa de ser nostálgico imaginar a força que então nos tornava fortes, invulneráveis e invencíveis à dor, ao sofrimento e a tudo o que nos preparava para uma guerra que se fazia a mais de 5000 quilómetros de casa. E não evito mesmo deixar cair breves sorrisos, sentidos e contemplativos da nossa juventude! Não sei se a de hoje se daria em sacrifício e generosidade para assumir qualquer paradigma da pátria. Entendesse-mo-lo, ou não!
Companheiros dessa jornada e depois Cavaleiros do Norte, foram os futuros alferes Garcia (da CCS, falecido a 2 de Novembro de 1979), Sousa (1ª. CCAV.), Machado (2ª.) e Rodrigues (3ª.) e os furriéis Monteiro e Neto (CCS), Pinto (1ª.) e Letras (2ª.). Do curso seguinte, foi o Reina (3ª.)!
- CIOE. Centro de Instrução de Operações Especiais. 
O quartel-sede era em Lamego e em Penude o de instrução.
Ver AQUI

2 comentários:

  1. Verdade camarada,
    39 years...
    Abraço
    ManPinto

    ResponderEliminar
  2. Ó Viegas, a guardares esses papéis todos e estes anos todos, és um verdadeiro alfarrabista..., agora entendi melhor como e que consegues actualizar sempre o blogue.
    Um grande abraço para ti e continua sempre.
    Pires

    ResponderEliminar