Morais e Lopes, mecânico e enfermeiro do Quitexe. Atrás,
a casa que era messe e bar de sargentos. Em baixo, o Morais, a 2 de Junho de 2012
O Morais veio de Niza e era furriel mecânico, um bocadinho mais velho que todos os outros sargentos milicianos. A mim, levava-me dois anos e dois meses de dianteira, mas, ao tempo, no tempo da nossa missão em terras uíjanas, não se dava por isso. Amanhã, faz 62 aninhos. Quem diria?!!
O Morais andou pelas engenharias e fez carreira profissional na Estação Nacional de Plantas, em Elvas - mas era nascido das berças da bem alentejana Niza, em família da nobreza tradicional. Tive o gosto de, nos anos 80, visitar e conhecer a mãe, na sua casa de lá.
O Morais quitexano não regateava a sua competência para, no pelotão-auto do alferes Cruz, afinar quaisquer viaturas que «gripassem» nas pesadas e poeirentas picadas da zona de acção dos Cavaleiros do Norte.
Era o companheiro que aligeirava conflitos, com a sua voz professoral, serena e descompressora, sempre muito ouvida - enquanto nos olhava sereno, de sorriso aberto e a fazer bolinhas de fumo do cigarro, debitando razões sobre o que se conversava ou discutia. Sempre óbvio e esclarecido.
Era um grade e bom companheiro, daqueles que ficam no rol da vida e guardados no baú da saudade de quem gosta. E aí aparece ele, a todos os encontros dos Cavaleiros do Norte, com a sua «mais que tudo», sempre com o mesmo olhar tranquilo e amigo.
Pois o Morais faz anos amanhã, dia 25 de Setembro de 2012: 62!!!
Grande abraço, amigo alentejano!! E muitos mais anos de vida, por esse mar de tranquilidade que soubeste criar e navegar na tua vida!
- MORAIS. Norberto António Ribeirinho
Carita de Morais, furriel miliciano mecânico-auto.
Natural de Niza, aposentado e residente em Elvas,
onde foi quadro
superior da Estação Nacional de Plantas
- O furriel Morais e os primeiros
isqueiros BIC no Quitexe. Ver AQUI
Parabéns e bem vindo ao clube.
ResponderEliminarAbraço
ManPinto