segunda-feira, 8 de outubro de 2012

1 434 - Deserções e punições em Outubro de 1974

Alguns elementos dos grupos de mesclagem, 
com militares da 1ª. Companhia, a de Zalala. Nenhum destes foi desertor

O mês de Outubro de 1974 foi tempo de deserções e punições, entre os Cavaleiros do Norte. Deserções de soldados do grupo de mesclagem, aquartelado na 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Punições, a 12 militares europeus, das quatro companhias. 
Não é que rapaziada fosse indisciplinada, não era, mas há sempre... coisas!
Os desertores foram quatro e todos oriundos do RI20. Aqui ficam os apelidos, sem os identificar totalmente, por boas razões: Gabriel (agora com 60 anos), Amaro e Sobrinho (com 61), Bartolomeu e Júnior (62). O que será feito deles, o que não será? Provavelmente, ao tempo, engrossaram as  fileiras de um dos movimentos de libertação. Agora, não fazemos ideia.
Quanto aos punidos foram «à dúzia». 
- CCS (5): Santos e Gaiteiro, 10 dias de detenção (o primeiro agravado para 15 dias de prisão disciplinar). Coelho,10 dias de prisão disciplinar, agravada para 20, pelo Comando de Sector do Uíge (CSU), e para 30, pelo comando da Zona Militar Norte. Pinho, 9 dias de prisão disciplinar. Marques, 20 dias de prisão disciplinar agravada, agravada para 30 dias de prisão disciplinar agravada pelo CSU. 
- 1ª. CCAV. (2): Viana (15 dias de prisão disciplinar agravada, agravado para 20, pelo Comando de Sector do Uige; e para 30, pelo comando da Zona Militar Norte. João, do grupo de mesclagem, 20 dias de prisão  disciplinar agravada, agravada para 30, pelo Comando de Sector do Uíge (CSU).
- 2ª. CCAV. (2): Marques, 10 dias de prisão disciplinar, agravada no BCAV. para 15 dias de prisão disciplinar. Guerreiro, 10 dias de prisão disciplinar, agravada no BCAV. para 20 dias de prisão disciplinar agravada.
- 3ª. CCAV. (3): Barata, Carvalho e Silva, os três com, cada, 10 dias de prisão disciplinar, agravada no BCAV. para 15 dias de prisão disciplinar.
- NOTA: Os nomes próprios foram propositadamente 
omitidos, podendo os apelidos corresponder, ou não, 
aos que então melhor identificavam os militares punidos.

4 comentários:

  1. Camarada Viegas,"O Furriel Flora de
    Alcains, terra do meu saudoso Camarada BARATA, que infelizmente e em datas tão próximas nos dias do calendário de Outubro se cruzam por razões diferentes,embora tivesse feito a especialidade comigo,foi para a 3ª Companhia a de Santa Isabel, não de Zalala, como publicaste.Já estás ficar " um marado " de Zalala. Altera Camarada 1 Abraço. não te esqueças do BARATA por razões diferentes 11 de Outubro

    ResponderEliminar
  2. O primeiro na parte superior da esquerda para a direita era o 1º Cabo Maria do grupo de mesclagem, do meu pelotão, tinha sem dúvida uma cultura maior que muitos dos outros soldados de Portugal. Em contactos privados, denunciou-me que tinha um irmão nas Forças inimigas no FNLA e nunca iria disparar contra, um irmão, mas informações nunca lhe iria transmitir, Penso que assim se passou.

    ResponderEliminar

  3. Malta muito bacana,onde quer
    que estejam vai um abraço.
    ManPinto

    ResponderEliminar
  4. Recordar é viver,um abraço
    para todos que faziam parte
    de toda esta fantazia saúdável.
    Alfredo Coelho
    Buraquinho

    ResponderEliminar