quinta-feira, 25 de outubro de 2012

1 451 - O Graciano de Santa Isabel e Lamego...

Fernandes, Graciano, um militar da FNLA e Neto (em cima), Rocha, 
Querido e Cardoso (em baixo), nos arredores do Quitexem em Janeiro de 1975

O Graciano foi garboso furriel miliciano da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Por lá jornadeou como atirador de cavalaria e era daqueles companheiros de quem nunca se pensa outra coisa que não seja a de com ele respirar amizade franca e partilhar afectos que se comungam, se sentem e se tornam inesquecíveis.
«Ó Viegaaaaas!!!!...», soltou-se ele, em gargalhada aberta e solta, há poucos minutos, quando, inesperadamente, lhe falei pelo telefone. Passados anos! «Ó furriel de operações especiais,  raaaangers!....».
Bom, se pensava eu surpreendê-lo, surpreendido fiquei com a agilidade mental do Graciano, de como ele  me reconheceu a voz e os tiques que todos temos, ao falar e, nestas coisas, da tropa, a evocar tempos imemoráveis!
Aproximou-nos por lá, pelo Quitexe, o facto de, sendo eu «ranger» e ser ele de Lamego (por onde suei as estopinhas do curso), termos criado afinidade muito próxima, o que nos divertiu por lá - a lembrar o chão de Penude, da serra das Meadas, de Cambres, da Magueija e do Souto (que afinal é Couto), do Granjal e da Matancinha, a Quintã, a Quintela e Sucres, os rios Balsemão e Varosa e toda a imensidão das vinhas e pomares do Douro - a estrada para a Régua, a ponte de Reconcos e os tantos sítios da terra lamecense. A Senhora dos Remédios e o presunto de Lamego!
O Graciano está nas suas 7 quintas!
Sexiiiigenário desde Abril, continua com a vida dedicada aos vinhos do Douro, a sua grande paixão. «Gosto disto, qué queres?! Só descanso aos domingos!!!...», disse-me ele, que mora em Cambres e tem casa em Lamego.
Mas isto de casas, é o que menos interessa. O Graciano emociona-se é a falar dos filhos: Nuno Mendonça, médico neurologista nos Hospitais da Universidade de Coimbra; e Helena, advogada nesta cidade.
Ainda lhe estou a ouvir a permanente gargalhada, na conversa desta noite. Que recuiu no tempo, até 1974 e 1975, e nos fez sentir mais jovens. «Ó pá, tens de vir cá, ao menos para um almoço», convidou o Graciano.
Irei! Vais ver que vou, quando menos esperares!
- GRACIANO. Graciano Correia da Silva, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Encarregado de armazém da Porto Cruz (actualmente, a francesa Marquase). Reside em Cambres (Lamego).
- FERNANDES. António da Costa Fernandes, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV.. Professor, residente em Braga,
- NETO. José Francisco Rodrigues Neto, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers), da CCS. Empresário, morador em Águeda.
- ROCHA. Nelson Remédios da Silva Rocha, furriel miliciano de transmissões, da CCS. Técnico de vendas, residente em Valadares (Gaia).
- QUERIDO. José Avelino Borges. furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV.  Empresário comercial em Odivelas. 
- CARDOSO: João Augusto Martins Cardoso, furriel miliciano de transmissões, da 3ª. CCAV.. Aposentado da função pública, natural de Arganil e residente em Coimbra. 

2 comentários:

  1. Um caloroso abraço para
    estes garbosos cavaleiros!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. bom dia, preciso falar com senhor José Francisco Rodrigues Neto.
    o meu e-mail é: cilaysissi@gmail.com pelo face cecilia fernando

    ResponderEliminar