Velez, Miguel, Pires (Bragança) e Cruz (esquerda), Graciano, NN,
Viegas, NN, Machado e Rocha, na messe de sargentos do Quietexe (1974)
O nês de Outubro está a chegar ao fim e, por 1974 e no aquartelemento de Zalala, registava-se a chegada do furriel miliciano Évora Soares.
A Junho chegara o Velez, que viajou com a Companhia, de Lisboa para Luanda (sem fazer a instrução de Santa Margarida) - enquadrando-se nos comandados do capitão Castro Dias já no (campo militar do) Gafanil e com eles viajando a 7 de Junho de 1974 para a mítica e perigosa Zalala, enquadrado o pelotão comandado pelo alferes Rosa. Pelotão que também incluía os furriéis Pinto (de Oparações Especiais, os Rangers) e o Aldeagas (atirador de cavalria).
O Dias (transmissões) lembrou, há tempos, que o Velez foi lá alcunhado de Quinzinho da Catana. Foi um bom companheiro - que já lembrámos neste blogue, a 1 de Julho de 2009.
O Mota Viana e o Baldy Pereira, ambos caídos na alçada disciplinar, foram por essa substituidos pelo Rito e pelo Soares. Não tenho a certeza, mas creio ter sido o último a ocupar o lugar do M Viana. È uma questão cronológica que o livro da unidade poderá esclarecer, segundo o Dias, mas a verdade +e que apenas se refere ao Mota Viana - que castigado em Outibro de 1974 e saiu logo depois. Do Baldy Pereira, embora saibamos que esteve na companhia de Zalala, a verdade é que não o achámos no Livro da Unidade.
Abraço camaradas onde ´
ResponderEliminarquer que estejam..
ManPinto