quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

1 497 - Saída, entradas e castigos nos Cavaleiros do Norte

A Igreja da Mãe de Deus do Quitexe

O alferes capelão José Ferreira de Almeida era o capelão dos Cavaleiros do Norte. Dele - e ele me absolverá - pouca memória tenho, para além da imagem de um jovem padre, alto, de óculos, que certamente andaria de companhia em companhia (nelas se demorado, por Zalala, Aldeia, Viçosa e Santa Isabel, porventura por Vista Alegre, Ponte do Dange e Liberato), razão porque, desde o Junho da nossa chegada, não o terei visto  muitas vezes.

Saiu do Quitexe, e, final de comissão, pelo mês de Dezembro de 1974. Há 38 anos!
O capelão foi embora, mas chegou João Rito, furriel miliciano atirador de cavalaria, à 1ª. Companhia e pelo mesmo Dezembro de 1974 adentro, já os bravos de Zalala estavam em Vista Alegre e Ponte do Dange. Também não tenho memória dele, de onde veio e por que chegou aos Cavaleiros do Norte. Nem agora lhe achei o paradeiro. 
O mês foi também de algumas punições, nomeadamente na 1ª. CCAV. 8423, todos dos chamados grupos de mesclagem, oriundos do RI20 e todos com 10 dias de prisão disciplinar. Os seus apelidos eram Silva, António e Cauindo (estes dois últimos, com pena agravada para 20 dias). E um da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa: Isaac Viegas, com 16 dias de prisap disciplinar agravada.
Uma curiosidade: o castigo de Cauindo, depois de agravado para 20 dias (pelo comando do batalhão) e para 30 (pelo Comando de Sector), segundo a Ordem de Serviço nº. 16/75. Mas o castigo viria a ser anulado. Vá lá saber-se porquê.

1 comentário: