sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

1 499 - Destacamento de Luísa Maria extinto há 38 anos

Hipólito e Viegas (atrás), Caixarias, Silvestre (?) 
e Marcos no Destacamento da Fazenda Luísa Maria (1974)

A 14 de Dezembro de 1974, foi extinto o Destacamento Militar da Fazenda Luísa Maria - por lá sendo última guarnição um pelotão da 2ª. CCAV. 8423, dos Cavaleiros do Norte, estacionada em Aldeia Viçosa. 

O PELREC esteve lá numa das primeiras semanas da nossa jornada africana, certamente porJulho desse ano, lá se retratando a imagem deste post - uma das primeiras a cores que fazem parte do meu espólio angolano.
As mais rápidas memórias que me ocorrem de Luísa Maria são as de lá ter ido num domingo, em data indeterminada e no grupo de combate que eu integrava - o PELREC, da CCS - numa escolta ao comandante Almeida e Brito, e de, numa outra vez, uma enorme pacaça correr algumas centenas de metros atrás do UNIMOG onde seguíamos, pela picada fora. O pesado animal corria que se danava e resistiu ao verdadeiro tiro ao alvo de que foi vítima, fugindo depois pela mata adentro.
Há uma outra, que se me soltou agora: a de lá termos estado numa missão que nos levou aos arredores da mítica Pedra Verde.
- HIPÓLITO. Augusto de Sousa Hipólito, 1º. cabo de Reconhecimento de Infantaria. Natural de Vinhais e residente em França.
- VIEGAS. Celestino José Pinheiro Morais Viegas, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers). Natural e  residente em Ois da Ribeira (Águeda). 
- CAIXARIAS. Raúl Henriques Caixarias, soldado Atirador de Cavalaria. Aposentado e residente em Sarge (Torres  Novas).
- SILVESTRE. Ezequiel Maria Silvestre, 1º. cabo de Reconhecimento de Infantaria. Residente no Feijó (Almada).
- MARCOS. João Manuel Lopes Marcos, soldado Atirador de Cavalaria, residente no Pêgo (Abrantes).

Sem comentários:

Enviar um comentário