terça-feira, 15 de janeiro de 2013

1 534 - Dias do Songo, dos Cavaleiros de Zalala...


A vila do Songo, em dias quentes de 1974 e 1975 (net)

Antiga central eléctrica (??), em cima, e rua do Songo, a 15 de Dezembro de 2012. 
Fotos de Carlos Ferreira
Os Cavaleiros do Norte de Zalala saíram da Vista Alegre e Ponte do Dange a 24 de Abril de 1975, andava eu por férias no sul de Angola, em vésperas de chegar a Luanda e regressar a Carmona e ao BC12. Desactivaram-se estas duas unidades militares, que eram (e foram) alvo da «cobiça» dos movimentos emancipalistas, principalmente da FNLA (que pelo Uíge era senhora da guerra, que viria a ser civil) e o MPLA e menos, muito menos a UNITA.
Foram os Cavaleiros do Norte da 1ª.CCAV. 8423, do comando do capitão miliciano Castro Dias, para a vila do Songo, ao tempo administrada por Acílio Gala - que eu não conhecia, lá lhe conheci busto e foi mais tarde presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, onde nos fizemos amigos.
O Carlos Ferreira passou pelo Songo em Dezembro de 2012 e vem lembrar-nos que, ao tempo, o Songo era «a linha avançada da infiltração da FNLA, vinda do Congo». «Era - sublinhou o antigo 1º. cabo mecânico de armas - uma unidade de alto risco» e lembra-se de «um ataque, numa noite de basculha numa sanzala que ficava atrás do quartel da FNLA, à procura de MPLA´s».
Aconteceu isto por «altura das macas de Carmona», portanto de 1 a 5/6 de Junho de 1975. «Foi tudo muito complicado», lembra-se o Carlos Ferreira. 

2 comentários:

  1. POR COINCIDENCIA OU NÃO, A AVENIDA DA FOTO ANTIGA É A MESMA DA FOTO ACTUAL. AQUELA CASA DO LADO ESQUERDO ATÉ PARECE ESTAR EM MELHOR ESTADO AGORA.

    ResponderEliminar
  2. Adoro. A foto que. Saudades de 1965 estve. La nove meses c c 758

    ResponderEliminar