quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

1 590 - O soldado a quem foram emprestados 400$00, ou 2 euros...

Avenida do Quitexe, ou Rua de Baixo, em 1975. A porta 
d´armas do BCAV. 8423, à direita, com a bandeira portuguesa desfraldada

A 27 e 28 de Fevereiro de 1975, o comandante Almeida e Brito reuniu em Carmona, na ZMN, para «ultimar os aspectos de rendição do BC12», para onde, a 2 de Março, iria  a CCS.
A grande novidade da saída do Quitexe empolgou a guarnição e foi um ver-se-te-avias a fechar malas, com as traquitangas que cada um de nós tinha somado ao espólio levado de Portugal: peças de artesanato, tapetes e outras bugigangas da cultura local - muito atraente aos nossos olhos europeus.
Recordo, com alguma emoção, a história de um nosso companheiro (que a morte já levou, vai para quase 6 anos...), aspirante a trazer recordações para a família, mas desejo que não podia concretizar, por falta de dinheiro. Poupando nomes à história (que não interessam ao caso), foi o caso resolvido com o empréstimo de 400$00 (ou dois euros!!!, nos dias de hoje), a pagar em Portugal.
Seria tal pagamento para o dia de «S. Nunca» (e era essa a intenção do financiador), mas o nosso bravo Cavaleiro do Norte, anos depois, aí por 1979/80, por aí..., fez questão de pagar o que devia. Acabou por tal não acontecer, por vontade do credor, e foi com emotiva alegria que, no encontro de 1996, no Barracão (Leiria), o humilde e honrado atirador de cavalaria apresentou toda a família, já com netos, lembrando-lhes quem lhe tinha emprestado os 400$00, 21 anos antes. 
Enternecem, estas histórias dos Cavaleiros do Norte!

Sem comentários:

Enviar um comentário