quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

1 591 - Os 23 anos do Neto...

Viegas e Neto, no jardim público do Quitexe

O Neto faz hoje 61 anos e, obviamente, em 1975 e neste mesmo dia, fez 23!!! E foi uma farra, lá palas terras do Quitexe, com jantar de luxo na restaurante do Pacheco - que era ali mesmo em frente à casa dos furriéis e da secretaria da CCS. Posso não ter muitas outras certezas, mas desta eu tenho: a ementa passou pelos inevitáveis camarões (que por lá sabiam a petisco do céu) com cerveja - fosse Cuca, fosse Nocal, ou Eka, talvez N´Gola, fosse qual fosse... -, e  bife com batatas fritas e ovo a cavalo, confeccionados pelas mãos de ouro da mulata Maria do Pacheco, que seria a mulher de cama e mesa do dono e nos servia divinalmente.
Maria do Pacheco era Maria Lázara, cabo-verdeana ou são-tomense (não sei ao certo), na altura pelos seus venturosos 40 anos (que sei eu da idade dela?!...) e que  tinha mãos de ouro para a cozinha, que condimentava a gindungo, de tal maneira que aquilo era um emborcar de cervejas, atrás delas. Mas que bom!
A este dia de 1975 a gente não sabia, mas exactamente um ano depois, o Neto deu o nó com a sua Ni, namorada de então e mulher de hoje, abençoados na capela de Nossa Senhora da Paz, no Beco, lugar de Macinhata do Vouga, que fica aqui próximo de Águeda.
Hoje, quando falei com eles, estava o casalinho a tomar pequeno almoço em pastelaria de Águeda. E não disseram nada, os artistas. Digo eu, aqui e em público. Parabéns, pázinhos!!!


4 comentários:

  1. Feliz Aniversário, Parabéns, 1 Forte Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabens Xico Neto. É verdade que com 61 anos já era tempo de seres avô. Por esse facto importante para a tua vida também te dou os parabens pela tua netinha que vai nascer em junho.
    Um grande abraço e parabens do avô Monteiro

    ResponderEliminar
  3. Assim sendo, parabéns aos dois pombinhos e em especial ao Neto, grande e forte abraço, muitos anos de vida e que nós os possamos contar.

    ResponderEliminar