segunda-feira, 14 de outubro de 2013

1 825 - Ataque e dois civis europeus mortos

A 14 de Outubro de 1974, dois civis europeus forma mortos no limite nordeste da zona de acção (o subsector) do BCAV. 8423, entre as fazendas Alegria II e Ana Maria. «Um grupo IN realizou uma emboscada a uma viatura civil, com êxito de sua parte, pois que houve dois mortos», lê no Livro da Unidade. 
A foto que publicamos indica, escrito por mim, que se trata de «uma das vítimas da baixa do Mungage, perto do Quitexe, em zona operacional do Batalhão», indicando o dia 16 de Outubro. Ora a baixa do Mungage ficava no outro extremo geográfico, para os lados da picada de Zalala. Ser o caso de terem sido duas situações de emboscada? 
O Livro da Unidade dá conta que, sobre este caso, que «terá sido uma acção esporádica, poderá mesmo ser um ajuste de contas». Mas o facto, acrescentava, «é que foi mais uma acção que veio por de sobreaviso para a possibilidade de desrespeito a ordem recebida». Por outras palavras, mais valia prevenir que remediar.
Em Luanda, um comunicado do Comando Militar Português informava que «em Setembro, não se registaram incidentes atribuíveis à UNITA ou ao MPLA». E, sobre a FNLA, referia que «a partir de meados daquele mês, tem vindo  a promover uma campanha pacífica no norte, estabelecendo contactos com as populações locais, segundo informações recebidas do distrito do Uíge e de Carmona». Uíge era onde se localiza(va) o Quitexe. Carmona fica(va) a 40 quilómetros.
Assim ia a vida dos Cavaleiros do Norte, há 39 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário