terça-feira, 15 de outubro de 2013

1 826 - O cessar fogo da FNLA, há 39 anos...

A FNLA anunciou o cessar fogo a 14 de Outubro de 1974. O presidente Holden Roberto 
falou no Zaire. Na foto de baixo, a 9 de Novembro de 1975, está com o coronel Santos Castro 

A 14 de Outubro de 1974, a FNLA anunciou em Kinshasa, no Zaire, o cessar fogo em Angola. «Queremos construir uma Angola livre e próspera, com todos os seus filhos, seja qual for a cor da sua pele», disse o presidente Holden Robert, lamentando que o MPLA se debatesse com «dissidências e questões puramente burocráticos e administrativos».
O cessar fogo era anunciado para o dia seguinte, dia 15 de Outubro de 1974 (hoje se passam 39 anos), depois das negociações da semana anterior, entre uma delegação do Governo Português e o  movimento de libertação liderado por HJolden Roberto, suscitadas pelo presidente Mobutu, do Zaire.
A notícia, obviamente, chegou ao Quitexe e o Livro da Unidade faz-lhe referência, lembrando que «já havia sido obtida uma plataforma de entendimento que levava à paragem de hostilidades entre as NT e a FNLA». O que, porém, precisa o LU, «em nada mudou a vida operacional que se conduzia», principalmente caracterizada por «intensa actividade de patrulhamentos, nomeadamente orientados para a obtenção de liberdade dos itinerários».  

Sem comentários:

Enviar um comentário