quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

1 944 - O tenente/capitão Luz em vésperas de 85 anos!

Alferes Ribeiro e Garcia e tenentes Luz e Mora, na avenida do Quitexe. O tenente, 
agora capitão Luz, em foto de 2009, no Encontro dos Cavaleiros do Norte de Águeda


Estive hoje à fala com o capitão Luz, o nosso «mais velho». Tenente do SGE no Quitexe, chefe da secretaria do Batalhão de Cavalaria 8423, foi (e é) companheiro amigo, de sempre e para sempre! Em vésperas de fazer 85 anos (lá para o próximo 28 de Março), goza os prazeres da aposentação pela Marinha Grande e a perguntar quando é o encontro deste ano. Nunca falhou e não vai falhar!
A propósito (ou nem de propósito), estão a passar-se 39 anos desde quando, ainda nós respirávamos ares quitexanos, «saiu à ordem» (OS nº. 45) a condecoração que recebeu, a Medalha Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda «ANGOLA 1963-64-65». 
Disse-me hoje tem de ir «tirar uns ferros» que lhe enfiaram numa perna, por causa de um acidente, há uns tempos. Mas, digo eu, nada que implique alterações substantivas no seu dia-a-dia marinhense. «Temos de nos aguentar com o que temos...», disse-me, com evidente boa disposição.
Por estes tempos de 1975 e em Angola, Agostinho Neto, presidente do MPLA, partiu de Luanda para Brazaville e Ponta Negra, após dois dias no Enclave de Cabinda. Ia entabular conversações com os dirigentes da República do Congo. Sucediam-se passos e diligências, no caminho para a independência de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário