Render de parada dos Cavaleiros do Norte, no BC12. Reconhecem-se os clarins Irineu (?) e Cateano, o furriel Cruz (os três primeiros, da esquerda), o furriel Peixoto (à direita), o 1º. sargento Luzia (atrás), todos em continência ao alferes miliciano Cruz, de oficial de dia. Em baixo, a parada vista da varanda do comando
Ali estávamos, no Quitexe, desde 6 de Junho anterior!
Ali iriam ficar, por mais algum tempo, os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel!
O 2 de Março de 1975, como hoje, era um domingo e da Igreja da Mãe de Deus do Quitexe (a capela) vinham os crentes, brancos, negros, toda a gente de fé, da missa do padre Albino Capela, que nos olhavam com alguma incredulidade, eu julgo! Há distância de 39 anos, é algo ténue a imagem que tenho dessa gente que nos amou e odiou, nos desejou e ali, parados na terra vermelha do chão da rua de baixo (a avenida), nos via encavalitados nos unimogs e berliets, nos via partir - ninguém sabia para que adeus.
A imagem aqui do lado é de 5 anos antes (1969) da nossa chegada e é de um baptizado no Quitexe, vendo-se a família Rei e o padre Capela com a Elizabete em colo. Ver AQUI. O padre Capela era o responsável pela missão e, actualmente, é participante dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte.
Também os olhámos, à distância, controlando emoções, mas o que nós queríamos, era partir! Nós, os CCS´s do Batalhão de Cavalaria 8423!
A coluna deste dia incluía o Comando do Batalhão, a CCS e um grupo de combate da 2ª. CCAV, 8423, a de Aldeia Viçosa. A rotação desta, concluir-se-ia a 11 de Março. A 3ª. CCAV. 8423, ao tempo em Vista Alegre (e Destacamento da Ponte do Dange), estava em espera de data «a aguardar a possibilidade de rodar para o Songo».
Sem comentários:
Enviar um comentário