sexta-feira, 16 de maio de 2014

2 031 - Vésperas e notícias da Angola de há 40 anos

Silvino Silvério Marques, segundo à esquerda, foi, pela segunda vez, nomeado Governador 
Geral de Angola, em Maio/Junho de 1974. Notícia sobre partidos angolanos, há 40 anos (em baixo)



Há 40 anos,16 de Maio de 1974, os futuros Cavaleiros do Norte iam fazendo as suas despedidas, com embarque da CCS marcado para o dia 27. Por mim, queria saber tudo o que fosse possível saber sobre Angola. Era para lá que íamos.
E o que passava por lá, por estes dias? Trabalhadores exigiram a saída do director do Diário de Luanda, que era propriedade da Arquidiocese - que não quis substituir Luís Santos, indesejado por jornalistas e pessoal gráfico, que diziam a assegurar a edição do jornal até 30 de Junho.
Na mesma altura, era anunciado o reaparecimento do «Comércio», jornal que era dirigido por Ferreira da Costa. Reapareceria com jornalistas da  revista Notícia.
Na mesma Luanda, a 17 de Maio de 1974, Dongala Garcia, presidente do Partido da Reunificação dos Povos de Angola (PRPA), lançou um apelo aos movimentos pacifistas - nomeadamente o MDIA e o NTO-BKO - no sentido de se «agruparem num partido único, com objectivos não violentos».
Ao mesmo tempo, estava praticamente constituído o Partido Democrático do Negro Angolano (PDNA), dirigido por Manuel Guerra Dinis de Moura. Não admitia «qualquer segregação racial» mas explicava a denominação de negro (embora aceitando mulatos) por «verificar que o elemento branco tinha fundado partidos, esquecendo-se, objectivamente ou subjectivamente, de proporcionar ao negro uma participação directa nos mesmos».
Queria criar uma Assembleia para a qual «seria transferida toda a competência legislativa do Ministro do Ultramar» e apontava José Pinheiro da Silva para Governador Geral. Tinha sido Secretário Provincial da Educação de Angola.
Foram partidos que, valha a verdade, não me recordo ouvir falar. A não ser do MDIA e vagamente.
A 17 de Maio de 1974 era anunciado o controlo da imprensa pelas Forças Armadas. Já tal acontecia com a Emissora Oficial, a Voz de Angola e o Rádio Clube Português, mas passava a vigorar «para toda a imprensa de Luanda».
Um grupo de angolanos residentes em Lisboa, por estes dias de Maio de 1974, pedia à Junta de Salvação Nacional para que fosse Silvino Silvério Marques o novo Governador Geral de Angola. Já tinha sido, nos anos 60, e estava indicado para o mesmo cargo, mas em.... Moçambique. Estava, na verdade, mas tomaria posse como GC de Angola a 11 de Junho, dia em que partiu para Luanda. Voltaria de vez, a 20 de Julho, já não governador - depois de o MFA Angola ter sugerido a sua demissão. Saneado. Faleceu a 1 de Outubro de 2013, aos 95 anos.
- MDIA. Movimento Democrático pata a Independência de Angola?
Ou Movimento de Defesa dos Interesses de Angola?

Sem comentários:

Enviar um comentário