sábado, 17 de maio de 2014

2 032 - Problemas em Aldeia Viçosa e Vista Alegre

Aquartelamento de Aldeia Viçosa, em Dezembro de 2012, em foto 
de Carlos Ferreira (em cima). Em baixo, Vista Alegre nos anos 70 do século XX



Os dias passavam em Carmona, sempre em crescendo de ansiedade e responsabilidade: MPLA e FNLA cada vez mais se entendiam menos e, por exemplo, os Cavaleiros do Norte tiveram de intervir em Vista Alegre e Aldeia Viçosa, com o objectivo de «verificar o cumprimento das missões determinadas aos elementos do ELNA e das FAPLA». 
«É nesta realidade que decorre o mês, havendo que considerar que foi o período onde franca e verdadeiramente se verificou a viragem das nossas possibilidades de manutenção de uma ordem que se deseja e que se impõe seja conseguida»,  lê-se no Livro de Unidade. 
A 17 de Maio de 1975, em Abidjan, José Eduardo dos Santos - futuro Presidente da República de Angola, afirmou que o MPLA «desenvolve actualmente todos os esforços para afastar o especto da guerra civil». Por estas palavras se pode concluir do momento angolano: o espectro da guerra civil. Mas José Eduardo Santos, ao jornal Le Soleil, classificou de «manobras tendenciosas» as informações segundo as quais o MPLA estaria a preparar-se para a guerra civil.
«A verdade - salientou - é que os dolorosos acontecimentos vividos neste momento em Angola são obra de certas forças que pretendem usurpar o poder, embora não beneficiem, de modo algum, do apoio do povo».

Sem comentários:

Enviar um comentário