sábado, 23 de agosto de 2014

2 252 - Pedido a americanos e procura de familiares

Viegas e a Família Neves Polido em Nova Lisboa (Abril de 1975)


A 23 de Agosto de 1975, o embaixador americano em Lisboa (Carlucci) deu cinta aos enviados do presidente Costa Gomes (o chefe de gabinete e o major António Caldas) da improbabilidade de s EUA negociar com Vasco Gonçalves (2º. ministro) o apoio à evacuação de refugiados de Angola.
Os americanos avançariam, garantiu o embaixador, mas adiantou que tal «poderia ser muito mais rápido e receber mais apoios dos EUA se o presidente mudasse o governo», até 3ª.-feira seguinte - que era dia 26 de Agosto. Costa Gomes, pela segunda vez, pediu a Vasco Gonçalves que se demitisse, mas nada feito. Funcionou a favor o facto de os americanos se quererem antecipar aos russos nessa ajuda pedida por Portugal.
Os Cavaleiros do Norte continuavam no Grafanil e a situação dos portugueses que queriam vir para Lisboa era dramática. Amontoavam-se no aeroporto e imediações e foi por lá que, entre milhares de pessoas, tentei encontrar familiares meus - a família de Cecília Neves, de Nova Lisboa. Não encontrei, nem os consegui localizar em Nova Lisboa, onde o telefone do Hotel Bimbe nunca me atendeu.
Por esses dias, uma das minhas grandes preocupações (a maior!!!) era saber de familiares e conterrâneos de quem não havia notícias na minha aldeia. Tinha recebido correio de minha mãe nesse sentido e, por lá, fazia todos os esforços, na companhia do conterrâneo Albano Resende.
Ver AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário