Alferes milicianos António Garcia e Jaime Ribeiro,
capitão médico Manuel Leal e tenente Acácio Luz, no Quitexe (1974)
capitão médico Manuel Leal e tenente Acácio Luz, no Quitexe (1974)
Hoje, aqui venho falar, com gosto e alegria, do nosso querido dr. Leal!!! Do capitão médico Leal que, pelo Quitexe, curou dores do corpo e sarou lutos de alma! Amanhã, faz 86 anos!!! Uffff, ganda dr. Leal!
O dr. Leal foi Cavaleiro do Norte até que findou a sua comissão, em Novembro de 1974, estão à beirinha os 40 anos do seu adeus ao Quitexe e a Angola, à África onde foi sacerdote da medicina, dividindo-se entre a comunidade militar e a população civil, fosse europeia ou africana. Pela tropa e pela Delegação de Saúde da vila, ou pelas sanzalas e fazendas onde ia - e muitas vezes o acompanhámos... -, qual João Semana, de maleta na mão e a levar o alívio ao povo que sofria e outro remédio não tinha, que não a bondade pessoal e o sacerdócio profissional do dr. Leal - ribatejano que o amor levou a semear-se por Fafe.
Foi condecorado com a medalha militar comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda Angola 1972-73-74, publicada na Ordem de Serviço 76. Foi louvado, em OS (a 78), por ter «demonstrado a maior competência profissional na resolução e todos os casos clínicos que lhe surgiram». Evidenciou, lê-se no louvor, «uma perfeita identidade com a missão que lhe foi solicitada, nunca se poupando a sacrifícios, nem olhando a horas de descanso».
Lembro bem, ele ao tempo com dobro da nossa idade, um dos nossos «mais velhos», do dfr. Leal a espalhar boa disposição e farta ironia entre a guarnição quitexana, sempre de cigarro puxado ao canto da boca, a medir uma febre, a auscultar ou a receitar uma botiquice que aliviasse as dores a quem sofria.
Pois o «nosso» dr. Leal faz amanhã 86 anos!
Viva em Fafe e divide o seu tempo entre a terra da sua «mais que tudo» - que é Fafe... - e a Póvoa do Varzim, em casa de uma das filhas, por lá se banqueteando com o prazer de partilhar sabedoria e vida com um neto e o conforto da felicidade com a família.
«Estou numa bonita idade e ainda vou à Misericórdia, dar consultas. Só por três vezes na vida vi a pressão dos pneus», disse-me, há momentos, referindo-se à tensão arterial.
Sempre com graça!
Parabéns, dr. Leal!!!
Grandes e felizes 86 anos!!!
- LEAL: Manuel Soares Cipriano Leal, capitão miliciano
médico dos Cavaleiros do Norte. Aposentado,
Tem 86 anos (3/Out./2014) e vive em Fafe.
Sem comentários:
Enviar um comentário